ALAGOAS – “Programa Cultivar Água revoluciona gestão da água nas escolas públicas de Alagoas com práticas sustentáveis e conscientização”



Um programa desenvolvido pelo Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA) está promovendo uma verdadeira revolução na gestão da água nas escolas públicas do estado. Chamado de Cultivar Água, esse programa tem como objetivo introduzir práticas sustentáveis relacionadas ao ciclo da água e conscientizar os alunos por meio de abordagens pedagógicas.

Lançado em janeiro de 2022, o Cultivar Água está presente em 90 escolas das redes municipal e estadual de 28 municípios alagoanos, incluindo a capital Maceió. Além de implementar ações de descarte e reuso conscientes da água, o programa também propõe a utilização do projeto fossa jardim, que é um sistema sustentável e de baixa emissão de carbono.

Esse sistema visa proteger a qualidade da água e fortalecer os sistemas agrícolas. Além disso, o Cultivar Água analisa e monitora a oferta da água, ampliando a reflexão sobre o ciclo da água nas escolas e incentivando práticas sustentáveis nas residências.

O programa está agora em sua segunda etapa, na qual ocorre a destinação da água para a irrigação de plantas medicinais no Espaço Pedagógico Horta Medicinal e para a produção de óleos essenciais. Além disso, são implementadas mais ações de reuso das chamadas “águas cinza”, que são originadas de atividades domésticas.

Além de implementar práticas assertivas sobre o uso da água, o Cultivar Água também busca conscientizar os alunos por meio de exposições, palestras e oficinas. Essa abordagem pedagógica visa possibilitar o entendimento da proposta do programa em sua totalidade.

O programa conta com diversas parcerias, entre elas a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que contribui com tecnologias de tratamento de águas servidas e atua na produção de óleos essenciais. Vários municípios alagoanos já foram beneficiados pelo Cultivar Água, e as prefeituras têm demonstrado interesse em ampliar o número de escolas atendidas.

O sucesso do programa tem gerado reconhecimento nacional, e o IMA tem recebido pedidos de transferência metodológica. Além do Cultivar Água, o IMA também lançou o Cultivar Água Cria Vida em parceria com a Secretaria da Primeira Infância (Cria), levando práticas sustentáveis às creches da região.

O Cultivar Água conta com a participação do Instituto Rui Barbosa, da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AL), do Ministério Público do Trabalho (MPT), entre outros órgãos e instituições.

Com o Cultivar Água, espera-se promover uma gestão mais sustentável da água nas escolas públicas de Alagoas, contribuindo para a preservação do meio ambiente e a conscientização dos alunos sobre a importância desse recurso natural tão precioso.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo