ALAGOAS – Programa Correria Impulsiona Vendas de Motocicletas em Alagoas com Crescimento de 27,9% em 2024



O mercado de motocicletas em Alagoas presenciou um significativo aumento nas vendas em 2024, conforme apontam dados divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). O crescimento de 27,9% em relação ao ano anterior reforça a tendência de expansão no segmento, estimulada pelo Programa Correria, lançado pelo Governo do Estado. No total, 44.510 unidades de motocicletas foram vendidas, representando 63,6% de todos os veículos comercializados no estado, uma cifra que inclui automóveis, comerciais leves como picapes e furgões, caminhões, ônibus e implementos agrícolas.

O mês de janeiro de 2024 registrou a venda de 3.820 motos, marcando um acréscimo de 16,1% em comparação ao mesmo mês de 2023. Esse volume de motocicletas representou impressionantes 64,1% das 5.915 unidades de veículos comercializados no período em Alagoas. De acordo com Luiz Pires, presidente do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos (Sincodiv), a isenção fiscal do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) impulsionada pelo Programa Correria tem sido um fator crucial para essa ascensão nas vendas de motos, principalmente dos modelos com até 175 cilindradas.

O programa, cujo lançamento ocorreu em janeiro de 2023, visa facilitar o acesso ao mercado automotivo para uma grande parcela da população. Por meio da alteração da Lei Estadual Nº 6.555, de 30 de dezembro de 2004, o governo concede isenção total de IPVA para motocicletas de fabricação nacional dessa cilindrada específica. A busca por formalização e inclusão econômica também contempla motoristas de aplicativos, que devem realizar credenciamento junto à Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz) para usufruir do benefício fiscal. O impacto do Programa Correria reflete um movimento contínuo de fortalecimento do setor e democratização do acesso aos veículos, promovendo mobilidade e emprego na região.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo