O diferencial do Programa Bate Coração é a utilização da plataforma Join, uma ferramenta de telemedicina que possibilita que equipes médicas de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais conectem-se em tempo real com cardiologistas especializados. Essa conexão rápida facilita a administração de trombolíticos – medicamentos usados para dissolver coágulos –, estabilizando pacientes em risco e permitindo que sejam prontamente encaminhados para unidades mais especializadas.
De acordo com Ariadna Reis, coordenadora médica do hospital, o programa tem desempenhado um papel crucial na identificação precoce de infartos. “O Bate Coração foi desenvolvido com a premissa de salvar vidas. Desde sua implementação, conseguimos não apenas reduzir significativamente as sequelas, mas também salvar diversas vidas. O nosso corpo clínico conta com profissionais altamente capacitados, sempre prontos para atender quem chega à nossa unidade”, destacou.
Desde o seu lançamento, o Bate Coração se expandiu para 28 unidades de saúde em todo o estado, apresentando resultados expressivos na diminuição de sequelas e mortes por infarto. Com uma central de operações localizada no Hospital do Coração Alagoano, em Maceió, profissionais ficam disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana, assegurando um atendimento imediato e eficaz.
Além disso, a plataforma Join utiliza inteligência artificial para o monitoramento dos sinais vitais dos pacientes, antecipando possíveis deteriorações clínicas. A enfermeira coordenadora Eneida Cristina sublinha que o sistema emite alertas imediatos para as equipes médicas, permitindo intervenções precoces que são determinantes para aumentar as chances de recuperação dos pacientes. “O Programa Bate Coração é um marco não só para Alagoas, mas também para o município de Rio Largo, revolucionando o sistema hospitalar com diagnósticos rápidos que previnem mortes e sequelas graves”, afirmou Eneida Cristina.