Os eletrocardiogramas são laudados em poucos minutos e são avaliados por cardiologistas do Hospital do Coração Alagoano, em Maceió, por meio de telemedicina. Os pacientes que chegam ao Hospital Regional do Norte com sinais de infarto são submetidos aos exames necessários e, se preciso, podem ser transferidos para a capital em um helicóptero, de acordo com a gravidade do caso.
O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, destacou a importância da rápida resposta do programa para salvar vidas. Ele ressaltou a orientação do governador Paulo Dantas em cuidar bem de cada alagoano, sendo esse o foco permanente da pasta da saúde.
Além disso, o Hospital Regional do Norte está preparado para realizar os procedimentos necessários no primeiro atendimento de pacientes com infarto. A descentralização do Programa Bate Coração, com núcleos em diversos hospitais de Alagoas, visa garantir um atendimento especializado e rápido para os residentes em todas as regiões do estado.
Com o sucesso inicial do Programa Bate Coração no Hospital Regional do Norte, espera-se que mais vidas sejam salvas e que a oferta de atendimento especializado para casos de infarto agudo do miocárdio se expanda para outros hospitais de Alagoas. A iniciativa é parte dos esforços do governo do estado em proporcionar cuidados de qualidade e eficientes para a população.