De acordo com a coordenadora geral do Samu Maceió, enfermeira Beatriz Santana, a formação é crucial para garantir um nível de excelência no atendimento. “Nossos socorristas foram treinados em uma variedade de técnicas que vão desde o suporte básico de vida até a triagem de múltiplas vítimas e o tratamento de emergências cardíacas e neurológicas. Esse treinamento é vital para assegurar que eles estejam preparados para atuar com segurança e eficácia”, destacou Santana.
O médico Luiz Antonio Mansur Branco, coordenador do Nep, enfatizou a importância da certificação nacional para os profissionais. “Os aprovados no curso não só ampliam suas possibilidades de atuação, mas também asseguram que estão prontos para fornecer um atendimento de alta qualidade em qualquer situação”, afirmou.
Entre os concluintes está a técnica de enfermagem Karla Erica Suruagy Farias, que expressou gratidão pela experiência adquirida. “O curso de APH pelo Nep é um marco na minha carreira. Estou empenhada em continuar aprendendo e aplicando meus conhecimentos para salvar vidas”, disse Farias, refletindo o entusiasmo e o compromisso que caracterizam os profissionais do Samu.
O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, elogiou o comprometimento dos participantes. “O empenho desses profissionais em se capacitarem continuamente é um exemplo de responsabilidade que se reflete na qualidade do atendimento à população alagoana. É um trabalho que salva vidas e merece todo o nosso reconhecimento”, concluiu.
O curso também incluiu exercícios práticos e simulações realistas que buscaram preparar os profissionais para lidar com condições como queimaduras, intoxicações e afogamentos, seguindo rigorosamente as normas da Anvisa para segurança do paciente.