ALAGOAS – Profissionais do Hospital de Emergência do Agreste alertam sobre riscos no trânsito durante festas de fim de ano devido ao consumo excessivo de álcool

Profissionais do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, estão fazendo um alerta à população sobre os perigos relacionados ao consumo excessivo de álcool durante as festas de fim de ano. Com a chegada das celebrações, é comum que haja um aumento na ingestão de bebidas alcoólicas, o que pode resultar em um elevado risco de acidentes de trânsito devido à combinação de álcool e direção.

De acordo com dados do próprio HEA, somente em dezembro de 2022, a unidade hospitalar atendeu 1.095 vítimas de acidentes de trânsito. Destas, 648 eram vítimas de acidentes envolvendo motocicletas. Durante o primeiro final de semana de dezembro de 2023, 349 pessoas foram atendidas no hospital, com 88 delas sendo pacientes que se envolveram em acidentes de trânsito, sendo 54 desses relacionados a motocicletas.

Diante desses números, os profissionais de saúde do HEA reforçam a importância de redobrar a atenção ao sair de eventos, festas e confraternizações durante as festas de fim de ano. Além disso, eles ressaltam a necessidade de planejar alternativas seguras para o retorno para casa, como o uso de transporte público, táxis ou aplicativos de transporte.

A diretora geral do HEA, Bárbara Albuquerque, destaca que a prevenção é fundamental para garantir que as festividades de final de ano sejam lembradas pela alegria e não por tragédias evitáveis. Ela enfatiza que a responsabilidade individual contribui para a segurança coletiva e que é essencial lembrar os riscos associados ao consumo irresponsável de álcool, tanto no trânsito quanto em interações sociais.

Além dos perigos relacionados ao trânsito, a equipe do HEA também chama a atenção para outra preocupação, que é a ocorrência de agressões durante eventos sociais. O consumo de álcool pode aumentar a probabilidade de ocorrência de agressões físicas, tornando as pessoas menos tolerantes em situações de discussão. Durante dezembro de 2022, o HEA atendeu 139 casos de agressão, como agressão física e agressão por arma de fogo ou branca.

Portanto, diante desses alertas feitos pelos profissionais do Hospital de Emergência do Agreste, é importante que a população esteja ciente dos riscos associados ao consumo excessivo de álcool durante as festas de fim de ano e tome as precauções necessárias para garantir a segurança de todos. Ao aproveitar as festividades com prudência, é possível chegar no novo ano com saúde e segurança para enfrentar os desafios de 2024.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo