O curso, com duração de dez meses, foi financiado com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) e coordenado pela Chefia de Ensino Integrado em parceria com o Núcleo de Qualidade de Vida da SSP. Com uma carga horária de 400 horas/aula, o MBA abordou temas como relações interpessoais, ergonomia, governança e procedimentos licitatórios, qualificando membros da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica e Corpo de Bombeiros Militar.
A solenidade de formatura foi presidida pelo secretário da Segurança Pública, Flávio Saraiva, que destacou os investimentos realizados para garantir mais qualidade de vida aos profissionais. O secretário também elogiou a capacitação dos formandos e se comprometeu a analisar os trabalhos de conclusão do curso para viabilizar a execução dos projetos apresentados nas forças de segurança.
O secretário executivo de Políticas de Segurança Pública, coronel Patrick Madeiro, ressaltou a importância da qualificação dos profissionais para a valorização da qualidade de vida e do emprego. Os formandos receberam os certificados de conclusão, e o reitor da universidade, Gustavo Arruda, enfatizou a importância de multiplicar o conhecimento adquirido.
Além dos representantes das instituições envolvidas, também estiveram presentes no evento a perita-geral da Polícia Científica, Rosana Coutinho; o diretor de Administração da Polícia Civil, delegado Caio Rodrigues; o comandante operacional do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Aluysio Wanderley; o comandante da Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello, tenente-coronel Mário Xavier; e os chefes de Ensino Integrado e do Núcleo de Qualidade de Vida da SSP, major Joyce Bezerra e Emerson Moura, respectivamente. Isso demonstra a relevância e o impacto positivo que a especialização em gestão política de valorização do trabalhador na segurança pública tem tido no estado de Alagoas.