Educadores da Rede Estadual Participam de Formação na FGV para Fortalecer Educação em Alagoas
No Rio de Janeiro, um grupo de 34 educadores, incluindo formadores regionais e gerentes especiais da rede estadual de ensino de Alagoas, está reunido desde quinta-feira (15) até este sábado (17) para uma intensa formação promovida pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O evento tem como principal objetivo discutir e desenvolver ações para a gestão da aprendizagem e o fortalecimento da educação profissional no estado.
O evento, liderado pela secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, foi organizado pela Diretoria de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais (DGPE) da FGV. Na inauguração do encontro, o diretor da DGPE e ex-ministro da Educação, José Henrique Paim, destacou a importância da parceria com a Secretaria de Educação de Alagoas (Seduc) e os impactos positivos já observados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), com o estado superando as metas nacionais nos diversos segmentos educacionais.
Alcançando uma nota 6 nos Anos Iniciais e Finais do ensino fundamental, Alagoas se posicionou acima da média nacional. No ensino médio, o estado obteve a nota 4,1, a mais alta desde a criação do índice, em 2005. Um exemplo notório é a Escola Luis Carlos de Oliveira Barbosa, de Ibateguara, que se destacou entre as 20 melhores escolas de ensino médio do país com um impressionante 6,6.
"O Governo de Alagoas está de parabéns. O governador Paulo Dantas é um entusiasta da Educação. Ver o estado crescer tanto nos anos iniciais e também no ensino médio é um grande orgulho para nós da FGV", afirmou José Henrique Paim. "Enxergamos um potencial enorme para que o estado avance ainda mais", acrescentou ele.
A secretária Roseane Vasconcelos reforçou a importância da parceria com a FGV para a melhoria contínua da educação profissional no estado. "Queremos preparar nossos alunos para saírem do ensino médio mais bem capacitados. Nossa meta é ampliar a chance de ingresso desses jovens no mercado de trabalho, competindo em igualdade de condições com estudantes da rede privada."
Atualmente, a rede estadual de ensino de Alagoas conta com 110 turmas de cursos técnicos espalhadas por 55 municípios, sendo 24 em Maceió, 9 em Palmeira dos Índios e 5 em Arapiraca. Estes cursos, parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), atendem a 4.142 alunos da 1ª série do ensino médio.
Clerisvalda Menezes, gerente especial de Fortalecimento da Educação Profissional, ressaltou a relevância da formação promovida pela FGV. "De acordo com a Fundação Itaú, as chances de emprego para quem conclui o ensino profissionalizante são 48,2% maiores. Além disso, profissionais técnicos recebem, em média, 32% a mais em remuneração. A FGV contribuirá significativamente para nosso planejamento e execução, elevando a qualidade da nossa educação profissional."
Com as atividades de diagnóstico, governança, monitoramento e acompanhamento pedagógico, a formação busca consolidar a posição de Alagoas como uma referência nacional em educação, oferecendo um futuro promissor para seus jovens estudantes.