ALAGOAS – Professores Alagoanos Antecipam Tema do Enem 2025 e Inspiram Alunos com Debates sobre o Envelhecimento

No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025, o tema escolhido para a redação – “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira” – se destacou ao abordar questões como etarismo e a valorização dos idosos. Esse tema não foi uma surpresa completa. Professores da rede estadual de Alagoas haviam discutido esse assunto em sala de aula ao longo do ano, preparando seus alunos de maneira indireta para a prova.

A Escola Estadual Padre Cabral, em Maceió, por exemplo, teve a professora Renatha Carvalho como um dos destaques. Ela abordou o etarismo e a vida dos idosos com sua turma, baseando-se na vivência de muitos alunos que foram criados por seus avós. A docente acredita que essa proximidade com temas do cotidiano torna o aprendizado mais significativo.

Na Escola Estadual Professor Édson dos Santos Bernardes, o professor Álex Vitor Silva, com ampla experiência na correção do Enem, preparou seus alunos para discutir o tema do envelhecimento de maneira aprofundada. Isso ajudou os estudantes a navegar pelo exame com maior confiança e compreensão.

Também em Maceió, as professoras Edlayne e Fátima da Escola Estadual Doutor Fernandes Lima celebraram o previsível acerto. Elas trabalharam o tema de forma interdisciplinar, trazendo literatura, estatísticas e questões sociais para enriquecer o repertório dos alunos.

Em Rio Largo, o professor João Lira da Escola Estadual Professora Claudizete Lima Eleutério apresentou o tema sob uma perspectiva ética e política, reforçando a relevância de temas sociais. Já em Viçosa, um aulão realizado por professores de diferentes disciplinas consolidou repertórios importantes, incluindo o tema do envelhecimento.

Além de oferecer o conteúdo curricular, esses educadores mostraram que abordar questões sociais e contemporâneas pode não apenas preparar os alunos para exames, mas também encorajá-los a pensar criticamente sobre a sociedade em que vivem. Essa prática educacional demonstra que a interseção entre estratégia docente e sensibilidade para temas sociais resulta em aprendizagens duradouras.

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