A Escola Estadual Padre Cabral, em Maceió, por exemplo, teve a professora Renatha Carvalho como um dos destaques. Ela abordou o etarismo e a vida dos idosos com sua turma, baseando-se na vivência de muitos alunos que foram criados por seus avós. A docente acredita que essa proximidade com temas do cotidiano torna o aprendizado mais significativo.
Na Escola Estadual Professor Édson dos Santos Bernardes, o professor Álex Vitor Silva, com ampla experiência na correção do Enem, preparou seus alunos para discutir o tema do envelhecimento de maneira aprofundada. Isso ajudou os estudantes a navegar pelo exame com maior confiança e compreensão.
Também em Maceió, as professoras Edlayne e Fátima da Escola Estadual Doutor Fernandes Lima celebraram o previsível acerto. Elas trabalharam o tema de forma interdisciplinar, trazendo literatura, estatísticas e questões sociais para enriquecer o repertório dos alunos.
Em Rio Largo, o professor João Lira da Escola Estadual Professora Claudizete Lima Eleutério apresentou o tema sob uma perspectiva ética e política, reforçando a relevância de temas sociais. Já em Viçosa, um aulão realizado por professores de diferentes disciplinas consolidou repertórios importantes, incluindo o tema do envelhecimento.
Além de oferecer o conteúdo curricular, esses educadores mostraram que abordar questões sociais e contemporâneas pode não apenas preparar os alunos para exames, mas também encorajá-los a pensar criticamente sobre a sociedade em que vivem. Essa prática educacional demonstra que a interseção entre estratégia docente e sensibilidade para temas sociais resulta em aprendizagens duradouras.









