ALAGOAS – Professora Maria do Desterro da Costa e Silva Assume Titularidade na Uncisal Após 22 Anos de Dedicação

Maria do Desterro da Costa e Silva Assume Cargo de Professora Titular na Uncisal

Em um evento marcante para a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), a fisioterapeuta Maria do Desterro da Costa e Silva se tornou oficialmente professora titular da instituição na manhã desta sexta-feira, 23 de agosto de 2024. A cerimônia da “Defesa de Memorial Acadêmico” ocorreu no Miniauditório Emil Burihan, localizado na sede da universidade.

Durante a apresentação, Maria do Desterro relembrou sua trajetória profissional e acadêmica, que teve início no curso de Fisioterapia pela Universidade Estadual da Paraíba. Em sua fala, ela destacou os desafios e conquistas ao longo de sua carreira. Desde sua atuação inicial nos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte e Piauí, até a entrada na Uncisal por meio de concurso público em 2002. "A Defesa de Memorial Acadêmico nos permite fazer um balanço gratificante e perceber que o nosso caminho foi cheio de obstáculos, mas, ao mesmo tempo, repleto de realizações. Fico muito feliz por saber que, durante 22 anos, tenho contribuído para a educação superior em Alagoas e relembrar a quantidade de alunos que ajudei a formar", afirmou emocionada.

Seu desenvolvimento acadêmico na Uncisal é notável. Entre 2002 e 2008, ela concluiu três especializações. Posteriormente, obteve seu mestrado (2008-2010) e doutorado (2013-2017) pela Universidade Federal de São Paulo. Além disso, Maria do Desterro desempenhou papéis cruciais na Uncisal, como coordenadora do curso de Fisioterapia e integrante do Conselho Superior Universitário (Consu), além de participar de diversas comissões temáticas. Destaca-se ainda sua formação complementar em renomadas instituições como o Hospital Sírio-Libanês e o Centro Universitário Cesmac.

A professora também enfatizou a importância da Liga Acadêmica em Fisioterapia Neurofuncional, que coordena há 13 anos. "Essa Liga nos possibilita fazer pesquisa, ciência, além de levar assistência à comunidade. Espero que consiga cada vez mais sonhar numa melhor Uncisal para todos nós, num lugar de trabalho que seja saudável e produtivo e que os nossos alunos se orgulhem em ter passado por essa instituição", concluiu.

A Defesa de Memorial Acadêmico de Maria do Desterro foi acompanhada por uma banca composta por professores renomados, como André Falcão Pedrosa Costa, Paulo José Medeiros de Souza Costa e Euclides Maurício Trindade Filho, representando a Uncisal, e Claudia Cristina Silva Medeiros e Juliano Aires, pelo Centro Universitário Cesmac. O reitor da Uncisal, Henrique de Oliveira Costa, e o vice-reitor do Cesmac, Douglas Aprato, também marcaram presença no evento.

A Defesa de Memorial Acadêmico é um marco na carreira de qualquer docente universitário, representando a chegada ao posto mais elevado dentro da área. Com esta conquista, Maria do Desterro da Costa e Silva afirma ainda mais seu compromisso com a educação e o desenvolvimento científico no estado de Alagoas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo