ALAGOAS – Professor da Uneal recebe Comenda Zumbi dos Palmares em reconhecimento à sua contribuição para a valorização da cultura afrodescendente.

No dia 20 de maio, às 14h, no Plenário da Câmara Municipal de Maceió, o professor de história da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Clébio Correia de Araújo, será homenageado com a Comenda Zumbi dos Palmares. A honraria, concedida pela Câmara Municipal de Maceió, reconhece a trajetória de Clébio Correia em prol da valorização e reconhecimento do povo e da cultura afrodescendente no Brasil.

Com mais de 20 anos dedicados ao combate ao racismo, Clébio Correia se destaca por diversos projetos, incluindo a presidência e vice-presidência do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial de Alagoas. Entre as ações realizadas pelo professor estão o Xangô Rezado Alto, o Seminário Negritude e Resistência, e o projeto Quilombo e Cidadania, que visam promover a igualdade e a valorização da diversidade étnico-racial.

Esta não é a primeira vez que Clébio Correia é homenageado pela Câmara Municipal de Maceió. Em 2012, o docente recebeu a Comenda Dandara, que reconhece personalidades que se destacam por suas contribuições significativas na luta pela diversidade étnico-racial.

Para Clébio Correia, o reconhecimento da luta do movimento negro, em especial do movimento afro-religioso, é motivo de felicidade. Ele ressalta a importância dessas homenagens para quebrar a invisibilidade do racismo institucional e fortalecer a construção de uma sociedade antirracista.

A proposição do nome do professor Clébio Correia para receber a Comenda Zumbi dos Palmares foi feita pela vereadora Teca Nelma. A solenidade de concessão da honraria acontecerá no dia 20 de maio, às 14h, na Câmara Municipal de Vereadores de Maceió.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo