Dentre as várias expressões artísticas, as companhias circenses se configuram como um negócio e, nesse sentido, também são campo onde o Procon pode atuar como órgão fiscalizador e de proteção aos direitos do consumidor. A equipe de fiscalização do Procon realizou uma inspeção antes da estreia do espetáculo para verificar todos esses requisitos.
O gerente de Políticas e Educação para Consumo, Carlos Eduardo, ressaltou a importância da atuação do Procon em todo o âmbito comercial, visando garantir os direitos dos consumidores de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC). Durante a visita de inspeção, foi lavrado um relatório e realizadas instruções para o bom funcionamento do circo, visando o bem-estar dos espectadores.
Segundo o presidente do órgão, Daniel Sampaio, o consumidor precisa estar atento até na hora da diversão. Questões como acessibilidade, banheiros masculino e feminino, saídas de emergência, extintores, bilheterias acessíveis e outros pontos fundamentais precisam ser observados. Por isso, a presença dos fiscais do Procon se faz necessária.
Além disso, o Procon-AL dispõe de canais para atender a população, receber reclamações e realizar denúncias. Caso haja alguma ocorrência, o consumidor pode entrar em contato pelo 151, mandar mensagens pelo WhatsApp (82) 98883-7586 ou buscar atendimento presencial, mediante agendamento, pelo site agendamento.seplag.al.gov.br.
Essa ação de fiscalização do Procon reforça a importância do órgão na proteção e defesa dos direitos do consumidor em diversos segmentos comerciais, garantindo que as empresas atendam aos requisitos necessários para o funcionamento e a segurança dos clientes.