Luiz Neto foi um dos palestrantes do painel intitulado “Água e Esgoto: Como destravar os modelos de regionalização e tornar viável economicamente novos projetos do país?”. Durante a sua apresentação, Neto destacou a experiência pioneira de Alagoas, que se tornou um dos primeiros estados brasileiros a conceder a iniciativa privada os serviços de distribuição de água, além da coleta e tratamento de esgoto, preservando as atividades de captação e tratamento de água sob a gestão estatal. Ele explicou que tal estratégia não apenas atraiu recursos para o estado, mas também acelerou a universalização do acesso a serviços de saneamento para a população alagoana.
Este desempenho de Alagoas tornou-se um case de sucesso nacional e foi apresentado em um ambiente de discussão que contou com a presença de autoridades relevantes, incluindo Maurício Portugal, Thiago Nykiel, André Rossi Machado e Denilson Campello, entre outros. O P3C 2025, famoso por ser um dos maiores eventos sobre o tema no Brasil, reuniu cerca de 1.200 participantes, 171 palestrantes e ofereceu 32 painéis de discussão.
O evento representou uma oportunidade valiosa para mostrar os avanços de Alagoas na regionalização do saneamento, algo fundamental para o desenvolvimento econômico e social do estado. Além disso, Luiz Neto reforçou o compromisso de seguir alinhado às prioridades do Governo Paulo Dantas, promovendo uma troca de conhecimento e experiências que podem ser benéficas para outras regiões do país que buscam melhorar suas infraestruturas de saneamento através de parcerias público-privadas. Outro destaque de sua participação foi o relato de experiências semelhantes apresentadas por ele em Brasília, reforçando seu papel como uma voz influente na busca por soluções eficientes no setor de saneamento brasileiro.