A SSP de Alagoas manifestou-se publicamente por meio de uma nota, lamentando a decisão do poder municipal. Destacou-se que os totens de videomonitoramento fazem parte de um conjunto maior, planeado para tornar as ruas mais seguras e gerar um impacto positivo na segurança dos cidadãos. De acordo com a SSP, um comunicado com o plano detalhado de instalação e os locais de fixação foi enviado à Prefeitura desde agosto passado. No entanto, mesmo diante da urgência e do benefício que a nova tecnologia traria para a comunidade, não houve nenhuma resposta oficial desde então.
Adicionalmente, a SSP se viu na necessidade de refutar alegações feitas pela Secretaria Municipal de Segurança Cidadã. Foi levantada a suspeita sobre o uso não autorizado de energia elétrica pelos totens de videomonitoramento. A Secretaria de Segurança Pública, no entanto, assegura a legalidade do procedimento, confirmando que a instalação foi realizada pela empresa Teltex Tecnologia, que possui um contrato regular de fornecimento de energia com a distribuidora Equatorial.
Visando resolver o impasse, a SSP expressou o desejo de reinstalar o sistema de câmeras o mais breve possível. De acordo com a Secretaria, a colaboração das autoridades municipais é vital para o avanço das medidas de segurança pública na capital alagoana. A esperança é que, com o funcionamento dos totens, Maceió se torne um ambiente mais seguro, aumentando a eficiência nas ações de policiamento e vigilância.
O embate entre as duas esferas governamentais ressalta a importância da comunicação e colaboração em questões de segurança pública, essencial para preservar a ordem e garantir a proteção dos cidadãos. A população aguarda ansiosamente por uma solução rápida que permita a continuidade das medidas de segurança planejadas para a cidade.