Para participar do concurso, os jovens devem ter até 19 anos e estar cursando o ensino médio em escolas da rede estadual. Cada escola deve enviar uma redação para a Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Três redações serão escolhidas, sem ordem de classificação, e enviadas para o Senado. A redação selecionada terá seu autor ou autora tornando-se o Jovem Senador que representará Alagoas.
O tema da redação deste ano é “Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia”. Os participantes podem acessar o Guia de Redação através da página oficial do Senado Federal. O Programa Jovem Senador visa ensinar os jovens sobre política e cidadania, proporcionando-lhes uma experiência de vivência legislativa no Senado.
Na última edição do concurso, a aluna da Escola Estadual Judith Nascimento, Éllydy Mayane Gonçalves, representou o estado de Alagoas. A jovem descreveu a experiência como uma oportunidade de compromisso com a representatividade e a transformação. O Programa Jovem Senador é uma porta de entrada para uma trajetória de envolvimento político e compromisso com o progresso do país.
O cronograma do programa inclui o fim das inscrições no dia 30 de abril, a seleção da etapa estadual até 24 de maio, a seleção da etapa do Senado em 5 de junho e o anúncio dos vencedores até 21 de junho. A Semana de Vivência Legislativa em Brasília está prevista para ocorrer de 5 a 9 de agosto de 2024.