Lançado em 28 de julho pelo Governo de Alagoas, o projeto é fruto de uma parceria entre o CRIA, o programa Alagoas Sem Fome e o Centro de Recuperação e Educação Nutricional (Cren). Ele prevê a seleção de 60 agentes municipais cuja missão é identificar e acompanhar crianças em situação de desnutrição, assegurando o acesso a direitos e políticas públicas fundamentais.
A proposta do projeto se baseia em estratégias de busca ativa e monitoramento contínuo da saúde e nutrição infantil. Dessa forma, busca-se oferecer respostas mais rápidas e eficazes em situações de risco. Inicialmente, as inscrições estão abertas apenas para os municípios, e posteriormente, agentes poderão aderir à iniciativa.
A secretária da Primeira Infância, Caroline Leite, destacou a importância do projeto. Segundo ela, o objetivo é garantir que nenhuma criança do estado enfrente a fome. “Estamos ampliando o prazo para que mais municípios possam ser parte fundamental desse compromisso com o bem-estar das nossas crianças”, afirmou.
Os municípios interessados podem acessar o edital de adesão e o formulário de inscrição no site oficial do CRIA. Para participar, é necessário formar um Grupo de Trabalho (GT) exclusivo para auxiliar no projeto, com a publicação de uma Portaria em veículo oficial, além de preencher o formulário de linha de base disponível no edital. Todos os detalhes sobre o processo estão acessíveis no documento oficial da iniciativa.