A Bandeira Azul é uma premiação global dedicada à gestão de praias, marinas e embarcações turísticas. Seu principal objetivo é conscientizar a sociedade e os gestores sobre a importância da proteção dos ambientes marinhos, além de incentivar ações e soluções para as principais dificuldades na proteção ambiental das regiões.
A secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, destacou que a solenidade de hasteamento marca o compromisso com a sustentabilidade e o meio ambiente na Praia do Patacho. Segundo ela, o Programa Bandeira Azul destaca a praia como um destino sustentável, comprometido em oferecer a melhor experiência aos turistas, e a conquista e manutenção do título internacional reitera o compromisso com o turismo sustentável no estado.
O prefeito de Porto de Pedras, Henrique Vilela, ressaltou o apoio fundamental do Governo de Alagoas na conquista do selo, que representa muito para a cidade, para o turismo e para a economia local. Ele enfatizou a importância da conscientização da população sobre a preservação das praias e do meio ambiente.
A premiação anual do Programa Bandeira Azul exige que as praias eleitas comprovem o cumprimento dos critérios estabelecidos para a manutenção do título. A secretária municipal de Turismo de Porto de Pedras, Zélia Cavalcante, destacou o esforço realizado para a conquista e renovação do título, ressaltando o orgulho que a Bandeira Azul representa para o turismo do estado de Alagoas.
Durante o evento, estiveram presentes representantes da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), da Prefeitura de Porto de Pedras, da Secretaria Municipal de Turismo, da Secretaria de Meio Ambiente de Porto de Pedras, da Coordenação Nacional do Bandeira Azul, empresários e membros da comunidade local. A presença das autoridades e demais envolvidos demonstra a importância do reconhecimento internacional para a região e para a promoção do turismo sustentável.