A capacitação, que conta com a presença de quatro policiais militares de Alagoas, sendo dois da Chefia Especial de Inteligência da Secretaria de Estado da Segurança Pública, tem como principal objetivo preparar os servidores da segurança pública para lidar com situações de crise de alta complexidade. O curso é fruto de uma parceria com o Governo Federal, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública.
Durante o treinamento, os policiais alagoanos irão compartilhar suas experiências no enfrentamento de ocorrências de alta complexidade, intensidade e baixa familiaridade. Eles irão auxiliar na formulação de um plano adequado para as forças de segurança locais, visando fortalecer as ações contra o crime organizado.
O tenente-coronel Raumário Jerônimo, chefe especial de Inteligência da SSP/AL e coordenador da comissão alagoana, ressaltou a importância do compartilhamento de informações entre os estados para combater a criminalidade de forma integrada. Ele destacou que Alagoas tem conquistado reconhecimento nacional no combate ao crime e que a colaboração com o Maranhão é motivo de orgulho para todos os envolvidos.
Além das instruções sobre gestão de crise, o curso também abordará temas como evolução dos crimes violentos contra o patrimônio, preservação de local de crime, direitos humanos e legislação aplicada. A equipe de instrutores é composta por integrantes da Polícia Federal, Polícias Militares de outros estados, bombeiros militares, da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e do Ministério Público do Maranhão.
A solenidade de abertura do curso contou com a presença de autoridades locais e representantes das forças de segurança, instituições financeiras e segurança privada. Este treinamento demonstra o compromisso das autoridades com a segurança pública e a constante busca por aprimoramento e integração entre os órgãos de segurança em todo o país.