ALAGOAS – Polícia Militar de Alagoas realiza palestras sobre prevenção ao suicídio no Setembro Amarelo

A Polícia Militar de Alagoas realizou, nesta terça-feira (9), um ciclo de palestras alusivo ao Setembro Amarelo, campanha dedicada à prevenção do suicídio e à promoção da saúde mental. O evento, promovido pela Diretoria de Saúde da PM, destacou a importância do diálogo e da valorização da vida, reunindo representantes de diversas unidades da corporação.

Entre as palestras, a tenente-coronel e psicóloga da PM-AL, Larissa Omena, abordou o tema “Como identificar os sinais de alerta”, trazendo à tona a necessidade de atenção ao comportamento dos colegas e à escuta cuidadosa. A major Edênia Moreira, assistente social, discorreu sobre o Programa de Prevenção ao Suicídio atualmente em vigor, enquanto o advogado Joanísio Omena apresentou o Projeto Manu Omena, em memória de sua filha.

O evento também foi marcado pela homenagem à tenente-coronel da reserva Janigleide Moreira, que recebeu honras militares. O diretor de Saúde da PM, coronel Sílvio Brito, enfatizou que a iniciativa visa sensibilizar e formar multiplicadores dentro da corporação. “Nosso objetivo é fortalecer a prevenção e o cuidado com a saúde mental dos nossos militares, trazendo informações, experiências e reflexões”, afirmou.

A participação da estudante de medicina Ana Carolina Leite acrescentou uma perspectiva juvenil ao apresentar seu projeto de extensão, que destaca a importância de cuidar da juventude e investir em ações preventivas. Para a sargento Manoela Feitosa, da Companhia de Choque, disseminar conhecimentos sobre saúde mental é essencial. “Com estas informações, conseguimos refletir sobre a importância da prevenção e do acolhimento, aprendendo a escutar com humanidade”, pontuou. Ela destacou ainda a relevância do tema no cotidiano da tropa, reforçando a criação de um ambiente de diálogo, empatia e apoio mútuo entre os militares.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo