A palestra inaugural contou com a presença do major Carlos Cabral de Mello, chefe da subseção de Controle de Mandados e Feitos Judiciais da Seção de Polícia Judiciária Militar da Corregedoria Geral, e teve como tema “A importância da qualificação para a atividade de polícia judiciária militar”.
O CPJM tem como objetivo especializar o profissional para o desempenho de funções na área de justiça e disciplina, capacitando-o a assessorar seu comandante, orientar o efetivo de sua unidade, decidir, presidir e atuar nos mais diversos processos e procedimentos correcionais. O curso possui 200 horas-aula, incluindo disciplinas como Cidadania e Direitos Humanos, Direito Constitucional, Direito Administrativo Disciplinar, Legislação Institucional, Direito Penal Militar e Direito Processual Penal Militar, todas direcionadas à atividade de polícia judiciária militar. Além disso, o curso inclui avaliação final e atividades como visitas, palestras e treinamentos.
A aula inaugural ocorreu no Auditório da Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM), presidida pelo comandante-geral, coronel Paulo Amorim, acompanhado do subcomandante-geral, coronel Neyvaldo Amorim. A mesa de honra foi formada também pelo diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa (DEIP) da PMAL, coronel Marcos Sampaio; pelo Diretor de Proteção Social (DPS), coronel Carlos Luna; pelo comandante de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM), coronel Maciel Pantaleão; pelo coronel Carlos Azevedo, diretor de Logística (DLog) e pelo comandante da APMSAM, tenente-coronel Mário Xavier.
Em resumo, o início da nova turma do Curso de Polícia Judiciária Militar representa um importante passo na preparação e capacitação dos policiais militares e demais integrantes das forças de segurança do estado de Alagoas, visando melhorar a atuação e o desempenho desses profissionais na área de justiça e disciplina.







