ALAGOAS – Polícia Militar de Alagoas Inicia Curso para Aprimorar Entrevistas na Inteligência de Segurança Pública



A Polícia Militar de Alagoas (PMAL) deu início, na manhã desta terça-feira (8 de abril de 2025), ao Curso de Entrevista de Inteligência de Segurança Pública, conhecido como Cenisp. A cerimônia de abertura ocorreu na Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello, localizada em Maceió, e foi prestigiada por 53 alunos. Desse total, 36 são representantes da própria PM de Alagoas, enquanto os 17 restantes vêm de outras corporações, incluindo a Polícia Rodoviária Federal, a Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social e a Polícia Civil.

Este curso foi criado para atender à crescente demanda por capacitação específica de profissionais que trabalham no núcleo da produção de conhecimento em suas instituições. Com uma carga horária de 54 horas-aula, a serem cumpridas ao longo de uma semana, as disciplinas ministradas no Cenisp estão alinhadas à Doutrina Nacional de Inteligência de Segurança Pública, respeitando a legislação e as orientações da Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa da PM-AL.

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas o promotor de Justiça Cyro Blatter, o juiz Alexandre Machado da 16ª Vara Criminal da Capital, e o secretário Executivo de Gestão Penitenciária, Carlos Voss. Durante o evento, houve espaço para o momento de fé e agradecimento conduzido pelo capelão, major Irland Pimentel, e uma homenagem especial ao 2º sargento Antônio Bezerra Filho. Em pronunciamento, o comandante-geral da PM, coronel Paulo Amorim, enfatizou a importância contínua da capacitação na área de inteligência, destacando seu impacto direto no combate à criminalidade.

O curso Cinisp pretende capacitar os militares nas entrevistas, uma técnica fundamental para a coleta de informações estratégicas. As aulas abrangem temas como comunicação verbal e não verbal, análise comportamental e metodologias de produção do conhecimento, sempre guiadas pelo compromisso com a legalidade e o sigilo. Ao final, espera-se que os participantes saiam mais conscientes e preparados para o exercício da inteligência de segurança pública.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo