O curso contou com a participação especial do major Diego Sarmento, comandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da PM-AL, que atuou como instrutor. Ele compartilhou conhecimentos importantes sobre o uso diferenciado da força, além de instruções sobre espargidores, lacrimogêneos e armas de incapacitação neuromuscular. Os oficiais alagoanos presentes incluíram o capitão Sebastião Granjeiro e os tenentes Robson Soares, Glauberto Rocha, Illane Correia e Flávia Wanderley.
Esta iniciativa faz parte de uma parceria entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública e diferentes corporações brasileiras. O propósito central do curso é alinhar as práticas policiais à realidade atual do país, enfatizando a ética no uso de câmeras corporais e dispositivos de menor potencial ofensivo. Esta abordagem visa garantir maior segurança e transparência nas ações policiais, beneficiando tanto os agentes quanto a comunidade.
O curso também destaca a importância de tecnologias como bodycams, armas de incapacitação neuromuscular e espargidores de agente pimenta. Todos esses instrumentos são essenciais para situações específicas de serviço, protegendo os profissionais da segurança e o público em geral.
Com este treinamento, a Polícia Militar de Alagoas reafirma seu compromisso com a implementação dessas tecnologias no estado, buscando capacitar seu efetivo para enfrentar desafios modernos na área de segurança pública.