ALAGOAS – Polícia Militar de Alagoas Comemora Dia da Bandeira com Cerimônia Tradicional e Homenagens Solenes



Nesta terça-feira, 19 de novembro, a Polícia Militar de Alagoas celebrou com grande pompa o Dia da Bandeira Nacional, uma data significativa no calendário patriótico do Brasil. A cerimônia, tradicionalmente conhecida como “Culto à Bandeira”, ocorreu nas dependências da Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello, situada em Maceió, sob a batuta do comandante da unidade, tenente-coronel Mário Xavier.

A comemoração se iniciou ao som da Banda de Música da PM, envolvendo uma série de ritos que evocar o respeito e a reverência que a bandeira nacional merece. Os alunos do segundo ano do Curso de Formação de Oficiais e do Curso de Habilitação de Oficiais formaram a tropa de honra do evento, sob o comando do capitão Albenes Cordeiro. O cerimonial seguiu rigorosamente o estabelecido pelo Decreto Presidencial nº 88.513, de 1983, que regula as continências, honras e o cerimonial militar referentes às Forças Armadas.

Durante a solenidade, foi realizado o hasteamento solene da bandeira nacional, um dos pontos altos do evento, presidido pelos tenentes-coronéis Xavier, Roberto Júnior, e Josiene Lima. Uma parte do ritual incluiu também a incineração de bandeiras inservíveis, conduzida por uma oficial superior feminina, simbolizando o respeito contínuo aos símbolos nacionais.

A origem da Bandeira Nacional remonta a 19 de novembro de 1889, logo após a Proclamação da República. Desenhada com base na bandeira do Império Brasileiro, suas cores simbólicas — verde, amarelo, azul e branco — representam marcos da história e riquezas naturais do Brasil, desde a Casa de Bragança e os Habsburgos, até às florestas e minerais do país. O lema central, “Ordem e Progresso”, foi inspirado pela filosofia positivista, enquanto as estrelas simbolizam os 26 estados e o Distrito Federal.

Além das autoridades estudantis presentes, a cerimônia contou com outras figuras destacadas da corporação, como o diretor de Ensino e Pesquisa, tenente-coronel Roberto Júnior; a diretora de Comunicação Social, tenente-coronel Josiene Lima; o comandante do Colégio da Polícia Militar da Capital, tenente-coronel Sidney Cunha; e o chefe da 3ª Seção do Estado-Maior-Geral, tenente-coronel Sílvio César. Um encerramento solene aconteceu com o desfile em continência ao Pavilhão Nacional, finalizando com a tenente Neyla Maia no comando. Este evento não só reforçou o significado da bandeira no cenário nacional como também destacou a disciplina e organização da Polícia Militar em preservar tais tradições e valores pátrios.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo