O evento militar contará com a presença do governador Paulo Dantas e terá uma programação que inclui a promoção de oficiais e praças da corporação, além da outorga de medalhas institucionais. A solenidade será marcada também por ritos tradicionais, como guarda de honra, centro musical, pelotões representativos de unidades e um desfile da tropa e das viaturas, em continência à maior autoridade presente.
Em preparação para a celebração, o comandante-geral da Polícia Militar de Alagoas, coronel Paulo Amorim, destacou a importância da data e enfatizou a coragem e bravura dos membros da corporação ao longo dos 192 anos de história. Ele ressaltou o orgulho pelo passado da PM-AL e homenageou todos os militares que contribuíram para a construção e consolidação da instituição.
A história da Polícia Militar de Alagoas remonta ao ano de 1832, quando recebeu a denominação de Corpo de Guardas Municipais Permanentes, tendo como principal missão a manutenção da ordem interna na província de Alagoas, além de combater os adeptos da Guerra dos Cabanos. Ao longo dos anos, a PM-AL participou de diversos conflitos e eventos importantes, como a Guerra do Paraguai, a Revolução Constitucionalista e a II Grande Guerra Mundial.
Atualmente, a Polícia Militar de Alagoas conta com 7.763 homens e mulheres que integram a corporação, desempenhando diversas funções e atuando em sete grandes comandos, batalhões, companhias, unidades administrativas, de ensino, diretorias, seções e setores. A missão constitucional da PM-AL inclui o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública, sendo composta por agentes do quadro de combatentes, administração, especialistas, da área da saúde e músicos.
A celebração do aniversário de 192 anos da Polícia Militar de Alagoas destaca a importância e o legado da instituição para o estado, além de homenagear todos os militares que ao longo da história contribuíram para o seu crescimento e consolidação.
