O cenário escolhido para o exercício foi uma tentativa de assalto a um veículo e uma empresa especializada no transporte de valores. Este simulado faz parte de um plano maior, destinado a capacitar as forças de Segurança Pública para reações imediatas em situações de extrema gravidade que possam comprometer a segurança do município.
A simulação não economizou em realismo: efeitos sonoros de armas de fogo e explosões foram utilizados ao longo do exercício. Aproximadamente dezenas de policiais civis, militares e científicos participaram da encenação, o que atraiu a curiosidade e o olhar atento de diversos espectadores que acompanharam as atividades de perto.
No evento, as equipes periciais desempenharam funções cruciais, realizando levantamentos dos vestígios, coleta de materiais de interesse criminal e análise da dinâmica do evento simulado. Entre os participantes, destacaram-se os peritos criminais Felipe Bispo, Filipe Sóstenes e Rafaela Jansons, acompanhados pelos auxiliares de perícia Elvis Almeida, Kaline Souza, e o motorista Mariano.
O perito criminal Filipe Sóstenes assinalou a importância do evento: “Cabe destacar que a Polícia Científica já possui seu plano de defesa, que tem como objetivo promover um levantamento pericial de forma tempestiva e articulada, a fim de subsidiar trabalhos investigativos que levem à indicação da autoria e materialidade do evento delituoso”.
Todas as atividades desenvolvidas durante a simulação pelas equipes do IC do Agreste serão tratadas como um caso real. Isso inclui a realização de exames complementares e a elaboração de laudos periciais. Para a direção-geral da Polícia Científica, eventos como esse são fundamentais para fortalecer o compromisso do órgão com a melhoria contínua dos serviços de Segurança Pública e a capacidade de resposta em situações críticas, proporcionando, assim, um ambiente mais seguro para a população.
Esse exercício demonstra a seriedade e o compromisso das forças de segurança de Alagoas em garantir a proteção e o bem-estar dos cidadãos, preparando-os para enfrentar qualquer eventualidade com prontidão e eficiência.