ALAGOAS – Polícia Científica de Alagoas Transforma Exames Periciais em Maceió com Doação de Brinquedos para Crianças

No último dia 25 de outubro de 2025, integrantes da reserva técnica do último concurso da Polícia Científica de Alagoas realizaram uma ação que chamou a atenção pela sua nobreza. Eles doaram diversos brinquedos ao Instituto Médico Legal (IML) Estácio de Lima, em Maceió. Essa doação teve como propósito enriquecer a brinquedoteca do Núcleo de Apoio Psicossocial (Naps), um espaço dedicado a preparar de maneira cuidadosa e humanizada as crianças que necessitam passar por exames periciais.

A iniciativa, que contou com a colaboração de mais de 40 pessoas, reuniu bonecas, carrinhos, peças de montar, jogos lúdicos e livros. A intenção era proporcionar mais conforto e amenizar a experiência das crianças no IML. Juliane Claudino, uma das integrantes, destacou a importância dessa ação. “Oferecemos um pouco de conforto às crianças que passarão por um exame que, de certa forma, é constrangedor”, afirmou ela.

Rodrigo Santana, médico da reserva técnica, explicou que esses pequenos gestos ajudam a promover um acolhimento mais humanizado durante o atendimento. As crianças, muitas vezes em situação de vulnerabilidade, tornam-se mais receptivas, favorecendo o trabalho das equipes de psicólogos e assistentes sociais no Naps. Neste ambiente acolhedor, as crianças têm a oportunidade de brincar e até ganhar um brinquedo, gesto que torna a experiência um pouco menos traumática.

O perito médico legista, Felipe Porciúncula, destacou a importância da continuidade das doações. A campanha “Faça uma Criança Feliz” segue em andamento, recebendo brinquedos novos ou usados que estejam em boas condições. “Estamos trazendo um pouco de conforto para crianças que sofreram violência. É uma causa importante e esperamos que muitos se mobilizem”, disse Juliane Claudino.

As doações podem ser feitas diretamente na sede do IML de Maceió, contribuindo para uma causa que, além de oferecer apoio a crianças em momentos difíceis, reafirma o compromisso social da Polícia Científica de Alagoas.

Sair da versão mobile