ALAGOAS – Polícia Científica de Alagoas Implementa Ferramenta GCRIM para Otimizar Gestão de Perícias com Treinamento Intensivo On-line

Em uma iniciativa significativa para modernizar os procedimentos de perícia, a Polícia Científica de Alagoas realizou um treinamento intensivo sobre o Gestor de Criminalística, Identificação Humana e Medicina Legal (GCRIM). Esta nova ferramenta, parte do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp) e sob a tutela do Ministério da Justiça, visa integrar e otimizar a gestão da cadeia de custódia e as requisições de exames periciais.

O treinamento, realizado de forma virtual ao longo de três dias, foi destinado às chefias da instituição, com o objetivo de familiarizá-las com as funcionalidades do sistema. O GCRIM promete unificar a gestão desde a coleta de vestígios na cena do crime até a emissão de laudos, integrando-se a outras plataformas já existentes, como os Procedimentos Policiais Eletrônicos (PPE).

O perito criminal Ivan Excalibur, responsável por perícias internas e colaborador no desenvolvimento do GCRIM, destacou a importância do treinamento. “Foram três dias de grande aprendizado, especialmente para aqueles que ainda não conheciam o sistema”, afirmou. A capacitação foi conduzida por especialistas em GCRIM, Rafael Souza e Vander Oliveira, que apresentaram funcionalidades como a requisição de exames, criação de protocolos e controle de acesso.

Participaram do treinamento chefes de diferentes áreas da Polícia Científica, incluindo Charles Mariano, chefe especial do Instituto de Criminalística, e Diozenio Monteiro, da perícia externa. O desenvolvimento colaborativo do sistema contou também com a participação de profissionais como Egberto Vilas Boas e Caterine Consuelo, que trouxeram práticas consolidadas de outros estados para a criação do GCRIM.

Agora em fase final de ajustes, espera-se que o sistema esteja em funcionamento completo até o início de 2026, permitindo que todas as operações de perícia sejam gerenciadas por meio do GCRIM. O treinamento, inicialmente voltado para as chefias, se expandirá para todos os peritos criminais, IMLs, e servidores administrativos, garantindo uma transição suave e eficiente para a nova plataforma de gestão.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo