ALAGOAS – PM de Alagoas Inicia Curso de Treinamento Físico com 119 Alunos Incluindo Bombeiros



Na tarde desta sexta-feira, 13 de setembro de 2024, a Polícia Militar de Alagoas (PM-AL) deu início a duas novas turmas do Curso de Metodologia do Treinamento Físico Policial Militar (CMTFPM). O evento contou com a participação de 119 alunos, sendo 109 policiais militares e dez bombeiros militares, que se reuniram no auditório do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para a aula inaugural. O curso tem como objetivo capacitar e aprimorar o efetivo na área de treinamento físico, contribuindo para a saúde e bem-estar dos profissionais da segurança pública.

A cerimônia de abertura foi presidida pela tenente-coronel Josiene Lima, diretora de Comunicação da PM-AL, que enfatizou a importância da educação continuada dentro da corporação. “Investir na formação dos nossos profissionais é essencial para garantir um serviço de qualidade e uma melhor qualidade de vida para todos. Tenho certeza de que, ao final deste curso, todos estarão mais preparados para aplicar e difundir esses conhecimentos em suas respectivas instituições”, afirmou a tenente-coronel.

Uma das homenageadas durante a solenidade foi a subtenente da reserva Elenice Simões, veterana da primeira turma de praças femininas da PM-AL. Elenice exerceu grande parte de sua carreira no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) e contribuiu significativamente para a formação de muitas turmas de policiais e bombeiros. Ela foi agraciada com o rito da continência militar, simbolizando o respeito e a admiração de seus colegas.

O capitão Johnatan Barbosa Farias, bacharel em Educação Física e atual integrante do Departamento de Educação Física e Desporto (DEFD) da PM-AL, foi o palestrante da aula inaugural. Farias detalhou as principais diretrizes e expectativas do curso, que terá a duração de 22 semanas, totalizando 530 horas-aula. As disciplinas abordadas incluem Ética, cidadania e direitos humanos, anatomia, cinesiologia, fisiologia do esforço, natação, metodologia e treinamento, entre outras.

O sargento Marcos Paulo Gonçalves, um dos alunos da turma A e membro do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, destacou a relevância da temática abordada pelo curso. “Acredito que essas instruções serão extremamente benéficas e produtivas para todos nós. Estamos com grandes expectativas para essa qualificação”, declarou.

A solenidade também contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o subdiretor de Ensino, Instrução e Pesquisa, tenente-coronel Alexandre Braga; o chefe do DEFD, tenente-coronel Carlos Alberto Cardoso; e o comandante do CFAP, major Jefferson Canuto.

Além das turmas recém-iniciadas, uma terceira turma destinada a oficiais encontra-se em andamento na Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello, com previsão de conclusão para novembro. As instruções desta turma são direcionadas a 43 oficiais da PM-AL e do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM-AL).

O CMTFPM visa não só à melhoria da qualidade de vida dos profissionais da segurança pública, mas também a padronizar o conhecimento e promover uma atuação mais eficaz no dia a dia. Ao final do curso, os participantes estarão aptos a atuar como multiplicadores desse conhecimento em suas respectivas unidades, promovendo uma cultura de saúde física e bem-estar entre os membros das corporações.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo