O Livro de Ocorrências Virtual (LOV) consiste em um sistema que permitirá aos gestores alimentar a plataforma com informações sobre quaisquer ocorrências no ambiente escolar. Desenvolvido pelas secretarias de Estado da Educação (Seduc) e Segurança Pública (SSP), o LOV faz parte do observatório de segurança instituído em 2023, em resposta às ameaças de ataques às escolas da rede.
A plataforma contará com a contribuição de representantes da sociedade civil e de instituições como o Ministério Público Estadual, facilitando a coleta de informações sobre cada ocorrência, incluindo casos de bullying. Com base nesses dados, as secretarias poderão desenvolver ações integradas para prevenir e combater a violência nas escolas, mobilizando todas as forças de segurança.
O tenente-coronel PM Iran Rego, chefe de Articulação de Políticas de Prevenção da SSP, destacou a importância do LOV para o monitoramento em tempo real e a intervenção necessária. Além disso, ressaltou a criação de uma mesa de segurança que se reunirá regularmente para traçar novas estratégias de prevenção e combate à violência escolar.
A secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, enfatizou que essa iniciativa conjunta vem para fortalecer outras ações em curso, como o programa Coração de Estudante. Com a contratação de 80 profissionais para o Núcleo Estratégico de Acompanhamento Psico socioassistencial (NEAPSA) da Seduc, o objetivo é promover a saúde mental e o desenvolvimento socioemocional dos estudantes.
Diante do impacto da pandemia da Covid-19 na sociedade, especialmente nos jovens, o governo de Alagoas busca oferecer suporte adicional aos estudantes, auxiliando-os nesse período de novas descobertas e autoconhecimento. Com a implementação do LOV e outras ações, a expectativa é de um ambiente escolar mais seguro e acolhedor para todos os alunos.