No primeiro semestre deste ano, 14 municípios da região serão contemplados com ações similares, visando aumentar o acesso dos mais vulneráveis aos serviços essenciais de fornecimento de água, com tarifas reduzidas. Para solicitar o benefício, o interessado deve, além de estar no CadÚnico, possuir um imóvel com área construída de até 60m² e manter um consumo mensal de até 20m³ de água. Em casos de inadimplência, é necessário um acordo de regularização com a Verde Alagoas.
Os documentos exigidos para o cadastramento incluem CPF, comprovante de renda familiar, código da unidade consumidora (encontrado nas faturas), Número de Identificação Social (NIS), código familiar no CadÚnico ou número do BPC (quando aplicável) e comprovante de área construída do imóvel.
O Secretário de Estado de Governo, Vitor Pereira, destacou a importância da Tarifa Social como um direito indispensável para que as famílias menos favorecidas tenham acesso à água de qualidade, enfatizando o compromisso com o bem-estar social. O atendimento para o cadastro pode ser feito via WhatsApp ou call centers das concessionárias. A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal) está disponível para reclamações ou denúncias referentes aos serviços prestados pelos fornecedores de água.