ALAGOAS – Plano Estadual de Arborização: Alagoas Reúne Gestores para Cidades Sustentáveis e Verdes

Em uma iniciativa que promete transformar Alagoas em um estado mais verde e sustentável, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) lançou, nesta segunda-feira (23), o Plano Estadual de Arborização Urbana. O evento, sediado no auditório da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) em Maceió, marcou o pontapé inicial de um processo participativo abrangente, que une governo estadual, universidades, Ministério Público e gestores municipais.

O plano busca orientar o desenvolvimento urbano das cidades alagoanas, baseando-se em um diagnóstico técnico e na análise das vulnerabilidades ambientais. A proposta é definir diretrizes concretas para que os municípios enfrentem, de forma mais resiliente, os desafios impostos pelas mudanças climáticas.

Judson Cabral, secretário de Estado do Meio Ambiente, enfatizou que a arborização urbana será elevada à categoria de política pública essencial. “Integramos ciência, gestão pública e participação social para assegurar que os benefícios do verde urbano cheguem a todos”, comentou. A iniciativa visa não apenas melhorar a qualidade de vida urbana, mas também contribuir para a saúde pública e reduzir as desigualdades sociais.

A construção do plano é uma ação colaborativa, contando com oficinas presenciais e virtuais abertas a gestores, técnicos e sociedade civil. Uma dessas oficinas está programada para 30 de março, às 10h. O presidente da Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (Anamma), Marçal Cavalcanti, destacou o papel dos municípios na implementação das diretrizes, reforçando a parceria com o governo estadual.

A promotora Lavínia Fragoso, representando o Ministério Público Estadual, sublinhou a arborização como um direito coletivo, essencial para a garantia da qualidade de vida e proteção ambiental para futuras gerações. A iniciativa também conta com a contribuição de instituições acadêmicas, como a Universidade de São Paulo, garantindo uma robusta base técnica ao plano.

Com previsão de conclusão no segundo semestre, o documento final do plano será um marco para Alagoas na busca por cidades mais verdes, preparadas para um futuro sustentável e resiliente.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo