De acordo com Ykson Emery, gerente de Educação Ambiental do IMA, qualquer pessoa pode acessar as informações de balneabilidade dos 60 pontos de coleta por meio de um QR Code nas placas. Esse código leva ao aplicativo “Nossa Praia”, que exibe um mapa detalhado do litoral, indicando áreas próprias e impróprias para banho.
Em Paripueira, as novas placas chamaram a atenção de turistas, como o uruguaio Pablo García, que elogiou a iniciativa. “Para nós turistas, é excelente saber se a praia é segura para o banho”, comentou García.
O IMA também está substituindo placas danificadas. A depredação é um problema contínuo, considerado crime pelo Código Penal brasileiro. Emery enfatizou a importância de preservar esses equipamentos e incentivou a população a denunciar atos de vandalismo através do APP IMA Denuncie e dos canais digitais do IMA Alagoas.
O monitoramento da qualidade da água é realizado semanalmente pelo IMA em 60 pontos ao longo do estado, com resultados acessíveis no site do IMA, no aplicativo e nas redes sociais. Essa transparência não apenas informa, mas também protege a saúde pública e o meio ambiente.






