ALAGOAS – “Pernambucano desaparecido por quatro anos é reencontrado e volta para casa com o auxílio do helicóptero do Samu”



Após quatro anos de desaparecimento, Luís Cláudio dos Santos Negromonte, de 32 anos, finalmente retornou para a sua família em Santa Cruz de Capibaribe (PE). O pernambucano teve sua vida salva no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, e foi transportado de volta para casa pelo helicóptero do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Luís Cláudio chegou ao HGE no dia 24 de março sem identificação, depois de ser atropelado no bairro Pajuçara, na capital alagoana. Porém, devido às suas condições clínicas precárias, o paciente não conseguia se comunicar. Foi então que o Serviço Social do HGE, em parceria com o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), conseguiu encontrar a família de Luís Cláudio.

No dia 4 de agosto deste ano, José Cláudio dos Santos Negromonte, irmão do paciente, realizou a primeira visita após a confirmação da identidade. A família já havia feito buscas em diversos órgãos competentes, mas sem sucesso. A última informação que possuíam era de que Luís Cláudio havia deixado a cidade na companhia de um casal desconhecido.

No entanto, após quatro anos, uma foto viralizou na internet e finalmente levou ao reencontro da família. Muito felizes com o retorno de Luís Cláudio, seus familiares se mobilizaram para recebê-lo em casa, contando com a colaboração da prefeitura da cidade de Santa Cruz de Capibaribe, que disponibilizou serviços como o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD).

Com o suporte médico necessário, Luís Cláudio foi transportado de volta para casa pelo Samu e pela Polícia Militar de Alagoas. Uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Móvel o aguardava em seu destino final, onde ele reencontrou seu pai, mãe, irmãos, sobrinhos, tios e amigos. O pernambucano desaparecido pôde recomeçar sua vida junto à sua família, em uma história que se assemelha à parábola bíblica do Filho Pródigo.

O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, ressaltou o trabalho da equipe multidisciplinar do HGE, que não só salvou a vida de Luís Cláudio, mas também se esforçou para encontrar sua família. Ele destacou a importância da humanização na assistência à saúde. O diretor do HGE, Fernando Melro, também ressaltou a colaboração da sociedade nesse caso específico, que só foi possível graças ao engajamento de todos os envolvidos.

O Ministério Público de Alagoas (MP/AL) está em contato com a promotoria do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para garantir a continuidade do tratamento de Luís Cláudio. A expectativa é que esse caso de sucesso inspire outras pessoas a não desistirem da busca por seus entes queridos desaparecidos.

A história de Luís Cláudio dos Santos Negromonte é um exemplo de superação e de como a união de esforços pode trazer final feliz para aqueles que estão em busca de suas famílias.+++

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo