O evento tem como principal objetivo promover a divulgação científica e despertar o interesse dos participantes pelos diversos campos de atuação do profissional em Química. Durante sua palestra, Marek Ekert abordou a contribuição da perícia criminal na academia científica e na resolução de crimes, com foco nas abordagens da genética forense. Ele ressaltou a importância de ocupar esses espaços de fala para divulgar os braços da Polícia Científica e contribuir com a justiça.
A XVI Semana de Química da Ufal teve início no dia 28 de agosto e vai até o dia 1º de setembro, no Campus A.C. Simões, em Maceió. O evento conta com palestras, minicursos e oficinas que abrangem conhecimentos específicos de todas as áreas da química, além de proporcionar experiências extraordinárias aos participantes.
Durante a apresentação de Marek Ekert, estiveram presentes alunos, professores, pesquisadores da Ufal e congressistas vindos de diferentes estados, como Pernambuco, Bahia e Paraíba. A participação do perito criminal contribuiu para a disseminação do conhecimento e a troca de experiências entre os profissionais da área.
A Semana de Química é considerada uma importante oportunidade para que estudantes e profissionais possam atualizar seus conhecimentos e interagir com outros pesquisadores. Além disso, eventos como esse são fundamentais para incentivar a pesquisa científica e o desenvolvimento de soluções inovadoras na área da química.
Neste ano, o tema geral do evento é “A Química aplicada na educação, pesquisa e indústria”, abrangendo os conhecimentos específicos de cada área e proporcionando uma visão abrangente da importância da química em diferentes contextos. A presença de Marek Ekert no congresso da Ufal reforça a relevância da perícia criminal e da genética forense no campo da química, integrando conhecimentos e colaborando para a aplicação da justiça.







