A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), responsável pela operação da maioria dos sistemas de tratamento na região da Zona da Mata, precisa interromper temporariamente o processo de tratamento quando a turbidez da água ultrapassa os níveis permitidos. Os sistemas utilizados no Brasil só conseguem operar com água até um determinado índice de turbidez, de acordo com as regulamentações do setor.
Nas cidades abastecidas por água proveniente de barragens, nascentes ou pequenos rios, as paralisações temporárias são comuns durante o período chuvoso. A Casal segue rigorosamente as recomendações técnicas para garantir que apenas água de qualidade, potável e segura seja disponibilizada para a população. Quando a água não atende aos padrões necessários para o tratamento, a empresa suspende o processo até que a turbidez diminua.
A vice-presidente Operacional da Casal, Laura Petri, enfatizou a importância de manter a qualidade e a segurança do serviço prestado pela companhia. Ela ressaltou que a empresa está constantemente em comunicação com as concessionárias privadas responsáveis pela distribuição de água para garantir o fornecimento adequado às residências.
Em caso de falta de água, os moradores devem acionar a concessionária privada local, que está em contato direto com a Casal. A empresa pública também divulga informações sobre paralisações e interrupções nos sistemas de tratamento em seu site oficial. A preocupação em fornecer água de qualidade e manter a segurança dos serviços prestados é prioridade para a Casal, que busca retomar as operações assim que as condições permitirem.






