A histórica cidade de Penedo, em Alagoas, está se preparando para sediar a 2ª Edição da Feira de Intercâmbio Cultural Sul Alagoano (Feicusal). O evento, que aconteceu com grande sucesso em sua primeira edição, foi oficializado no calendário de eventos da cidade e acontecerá nos dias 9, 10 e 11 de agosto. Durante esses dias, Penedo se tornará um vibrante palco de celebrações culturais, destacando a riqueza do artesanato local e promovendo uma série de atividades que visam fortalecer o intercâmbio cultural e a valorização do patrimônio local.
A Feicusal é organizada pela Associação dos Artesãos de Penedo e Regiões de Alagoas (Artpen) e pela Federação das Associações e Cooperativas de Artesãos do Estado de Alagoas (Falarte), com o apoio do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas (Secult). O presidente da Artpen e da Falarte, Sergio Nascimento, enfatiza a importância do evento para resgatar as memórias afetivas da cultura alagoana e fortalecer as parcerias e alianças que ampliam e valorizam a cultura artesanal nordestina.
O evento será realizado em uma estrutura especialmente montada no estacionamento da Prainha Fluvial de Penedo, próximo ao Rio São Francisco. A organização solicitou que os visitantes contribuam com a doação de 1kg de alimento para o Programa Estadual Alagoas Sem Fome. Apesar desse pedido, tanto a entrada quanto todas as atividades oferecidas durante a feira são totalmente gratuitas.
Entre as atividades previstas, destaque para a feira de artesanato, oficinas de diversas técnicas artesanais, rodas de conversa e apresentações culturais que englobam desde grupos musicais até manifestações tradicionais, como o Coco de Roda e a Baianada. O evento também contará com shows musicais e apresentações culturais diversas, enriquecendo ainda mais a programação.
A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas, Mellina Freitas, sublinha a relevância da Feicusal como uma plataforma para a valorização da cultura local. Freitas destaca que a feira não apenas celebra a riqueza cultural alagoana, mas também fortalece os laços entre artesãos, artistas e a comunidade, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da região com o apoio do Governador Paulo Dantas.
Segue a programação completa do evento, que inclui desde oficinas até apresentações culturais variadas, todas planejadas para promover um intenso e enriquecedor intercâmbio cultural:
09 de Agosto
- 10h às 22h: Feira de Artesanato
- 10h: Apresentações variadas com Quinteto de Metais Ventos de Penedo e Toré – Pankararu Xucurí de Penedo
- 10h às 12h: Oficinas de escultura em Epóxi e Pirografia
- 11h às 12h: Roda de Conversa sobre Artesanato com diversos especialistas
- 14h: Apresentações culturais diversas
- 14h às 16h: Oficinas de Crochê e Reciclagem
- 16h: Coco de Roda Choro de Bela
- 17h: Abertura Oficial
- 17h30: Nação Cangaço de Arapiraca
- 19h às 21h: Show musical com Francis Batista
- 22h às 00h: Apresentação de Juh, Imperadora (Afro)
10 de Agosto
- 10h às 22h: Feira de Artesanato
- 10h: Apresentação da Chegança Silva Jardim de Coqueiro Seco
- 10h às 12h: Oficinas de Fuxico e Escultura em Argila
- 11h às 12h: Roda de Conversa sobre Cultura Popular
- 14h: Apresentações culturais diversas
- 14h às 16h: Oficinas de Bordado Livre e técnicas com Palito de Churrasco
- 17h: Apresentação de Cia Flor do Sertão de Penedo e Coco de Roda Quebra Coco
- 18h às 19h: Roda de Conversa sobre Memória, Produção Cultural e Comunicação Comunitária
- 20h às 22h: Dió Leão
- 22h às 00h: Túlio Gonçalves e Banda
11 de Agosto
- 10h às 22h: Feira de Artesanato
- 10h às 12h: Oficinas de Maracamê e Pintura em Pedra
- 14h: Apresentação dos Mandingueiros de Penedo
- 14h: Oficina de Nós e Voltas com a Marinha do Brasil
- 15h às 16h: Roda de Conversa sobre Turismo Cultural com a Marinha do Brasil
- 16h: Apresentação de Baianada – Mestre Carlos de Maceió
- 19h às 21h: Deyvid Alisson
- 21h15 às 23h15: Ases do Forró
O evento promete, mais uma vez, ser um marco de celebração e fortalecimento das ricas tradições culturais de Alagoas, fortalecendo a economia local e promovendo uma cultura inclusiva e diversificada.