ALAGOAS – Penedo celebra 389 anos com crescimento de 3,26% na abertura de empresas, revela Juceal; cidade é a quinta em novos negócios ativos.



Penedo, uma das mais antigas cidades do estado de Alagoas, celebra seus 389 anos com uma notícia que promete alavancar ainda mais o seu desenvolvimento econômico. Segundo dados divulgados pela Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal), o município, localizado na região do Baixo São Francisco, registrou um aumento de 3,26% na abertura de novas empresas ao longo do último ano, totalizando 208 novos empreendimentos.

Atualmente, Penedo conta com 6.584 empresas com registro ativo, consolidando-se como o quinto município do estado com o maior número de negócios formalizados. A cidade fica atrás apenas de Maceió, Arapiraca, Rio Largo e Marechal Deodoro em termos de atividade empresarial.

O relatório demonstra um crescimento em todos os portes empresariais, exceto para microempreendedores individuais (MEIs), que tiveram uma leve retração. Enquanto em 2024 o município contabilizava 4.738 MEIs, o número caiu para 4.567, representando uma redução de 3,61%. A cidade registrou, no entanto, um expressivo aumento no número de microempresas e empresas de pequeno porte, com crescimentos de 26,06% e 18,69%, respectivamente.

A diversificação econômica de Penedo também é ressaltada nos dados da Juceal, que apontam o comércio, atividades administrativas, gestão de resíduos, construção civil, e setores de alojamento e alimentação como as principais áreas de atuação. Comércio lidera, com 2.206 empresas, seguido por serviços administrativos e gestão de resíduos.

O destaque histórico vai para a Brasnorte Veículos e Acessórios LTDA, a matriz ativa mais antiga do município, fundada em 1º de junho de 1967. A presença desta variedade de negócios demonstra a solidez econômica e a capacidade de adaptação do município às novas dinâmicas de mercado, um saldo positivo que promete impulsionar ainda mais o potencial de Penedo nos próximos anos.

Através de esforços coordenados pela Juceal, órgão integrador da Redesim, o processo de formalização de novos negócios tem se tornado cada vez mais simplificado, estimulando o empreendedorismo e a inovação na região.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo