ALAGOAS – PCDs Alcançam Liberdade e Autonomia: 74 Conquistam 1ª CNH em Alagoas Nos Últimos 20 Meses

Em uma conquista significativa para a inclusão social e a autonomia, a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) está transformando a vida de muitas Pessoas com Deficiência (PcDs) em Alagoas. Nos últimos 20 meses, 74 PcDs realizaram o sonho de dirigir, com o apoio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Esta conquista não só simboliza um avanço na mobilidade, mas também uma vitória pessoal e emocional para os beneficiados.

“Com a minha Carteira de Habilitação, eu não preciso depender de ninguém para dirigir! Toda vez que estou no meu carro, sinto uma sensação de independência indescritível. E para nós, PcDs, termos essa liberdade é primordial, fundamental”. As palavras de Tadeu dos Santos, de 38 anos, revelam o impacto profundo da CNH em sua vida. Nascido com uma má formação congênita na mão esquerda, Tadeu finalmente conquistou sua habilitação em 2021. Sua CNH possui as observações A, D e F, que indicam o uso de lentes corretivas, a necessidade de um veículo com transmissão automática e direção hidráulica, respectivamente.

As histórias de superação não param por aí. Lilian Pinto, de 49 anos, que tem paralisia nos membros inferiores devido a um acidente na infância, também encontrou na CNH um caminho para a liberdade. Desde 1995 habilitada, Lilian precisou adaptar sua carteira em 2014 para dirigir um carro automático, à medida que sua condição física se agravava. “Liberdade de dirigir e dirigir com segurança!”, resumiu Lilian, destacando a importância desse direito para a mobilidade de PcDs.

Desde janeiro de 2023 até agosto deste ano, as 74 novas CNHs emitidas para PcD em Alagoas refletem uma estatística maior que inclui mais de 245 mil condutores com algum tipo de restrição médica no estado. A maior parte destas restrições, cerca de 222.427, é visual, seguidas por restrições de mobilidade como direção automática e hidráulica.

Todavia, nem todas as deficiências são compatíveis com a condução veicular. Segundo a médica do tráfego Iara Albuquerque, existem restrições claras para pessoas tetraplégicas, deficientes visuais plenos ou com graves alterações mentais. “A avaliação médica é criteriosa e inclui tanto a observação direta quanto exames complementares, dependendo da condição do candidato”, detalha a especialista.

O Detran de Alagoas também implementou um novo recurso desde agosto de 2023, com a disponibilização de um carro adaptado para a realização dos exames práticos de direção. Este veículo pode ser ajustado para atender diversas deficiências, facilitando ainda mais o processo de habilitação para PcDs. Para utilizar o carro adaptado, basta que o candidato envie um documento pessoal com foto e o laudo médico para o e-mail indicado pelo Detran.

Assim, o processo de habilitação para PcDs em Alagoas evidencia um avanço contínuo na construção de uma sociedade mais inclusiva e acessível. Cada CNH emitida é um passo em direção a maior liberdade e independência, reafirmando o direito fundamental de ir e vir para todos os cidadãos, independentemente de suas limitações físicas.

Sair da versão mobile