A solenidade, realizada no Centro de Convenções, contou com a presença dos ministros da Casa Civil, Rui Costa; dos Transportes, Renan Filho; e de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, também esteve presente, junto com parlamentares federais, estaduais e prefeitos.
Dentre os investimentos que serão realizados, R$ 15 bilhões já estão alocados para a continuidade de obras que estavam em andamento ou paradas. Destacam-se a duplicação de trechos da BR-101, a duplicação do Arco Metropolitano de Maceió, a construção do novo hospital metropolitano do Agreste em Arapiraca, a garantia de conectividade de escolas, a retomada das obras do Canal Adutor do Sertão Alagoano e a finalização e construção de novas moradias do programa Minha Casa, Minha Vida.
Para o governador Paulo Dantas, os investimentos do PAC irão beneficiar principalmente a população que mais precisa. Ele destacou a importância da união de esforços entre o Governo Federal, Governo de Alagoas, bancada federal alagoana e parlamento estadual para promover o crescimento e desenvolvimento do estado e do país.
O ministro Rui Costa ressaltou o compromisso do Governo Federal com a saúde, buscando eliminar as deficiências do SUS. Ele destacou a necessidade de criar uma rede de policlínicas e compartilhar o custeio com o Governo Federal. O ministro enfatizou também que o PAC representa um planejamento a longo prazo, visando a retomada de obras paralisadas e o início e conclusão de novos projetos para promover o crescimento de Alagoas e do país.
Quanto à infraestrutura viária, o ministro Renan Filho detalhou os projetos a serem realizados e finalizados pelo Ministério dos Transportes, priorizando a duplicação da BR-101 e da BR-104. Ele ressaltou o crescimento de Alagoas acima da média, o que promove mais geração de empregos e renda.
O ministro Silvio Costa Filho sublinhou o compromisso do Governo Federal com o desenvolvimento econômico dos estados, destacando a modernização dos portos como um meio de estimular a economia local.
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, ressaltou a importância do PAC como um instrumento vital para levar obras estruturantes para a sociedade. Ele destacou o compromisso de promover o desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda para a população de Alagoas.
O evento contou também com a participação do vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Bruno Toledo, do presidente da Associação dos Municípios Alagoanos, prefeito Hugo Wanderley, e de outros deputados federais, estaduais, secretários de estado, prefeitos e autoridades.