ALAGOAS – Paulo Dantas Anuncia Concurso para Professores da Uneal e Expansão de Programas Educacionais em Alagoas para 2025

No último dia 28 de novembro de 2024, o governador de Alagoas, Paulo Dantas, anunciou uma significativa novidade para a área de educação do estado. Em um encontro marcante realizado na cidade de Arapiraca, ele declarou que publicará no início de 2025 o edital de concurso público para a contratação de professores da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). O anúncio foi feito em meio a uma reunião que contou com a participação de 120 estudantes e 25 gestores de 12 escolas que fazem parte da 5ª Gerência Especial de Educação.

Além do anúncio do concurso, Paulo Dantas revelou também a intenção de encaminhar um projeto de lei à Assembleia Legislativa, visando um novo rateio de recursos para os profissionais da educação, experiência que já teve precedente com recursos do antigo Fundef em 2024. Embora os valores ainda estejam em processo de definição, o governador garantiu que até a próxima semana essas cifras serão calculadas e divulgadas.

Outro ponto de destaque na reunião foi a expectativa em relação ao Programa Daqui para o Mundo. O governo alagoano pretende publicar, na próxima semana, a lista com os nomes de 100 alunos selecionados para a próxima edição do projeto. Em 2024, a iniciativa levou 50 alunos para intercâmbios no exterior, e para o próximo ano, a expectativa é dobrar esse número. Dantas reiterou o compromisso de até o final de sua gestão selecionar 200 alunos para participar deste programa que tem sido valorizado pela comunidade.

O evento em Arapiraca marcou a aproximação do governador com estudantes gremistas do interior, sendo este o primeiro encontro fora da capital. Em Maceió, já houve sete reuniões semelhantes com mais de 150 estudantes de 30 instituições. A estratégia faz parte de um movimento mais amplo para estreitar laços com a comunidade escolar e discutir projetos, programas e ações que contribuam para a melhoria contínua do ensino público estadual.

Paulo Dantas destacou a importância da educação, ciência, inovação e tecnologia no desenvolvimento do estado e enfatizou que a proximidade com as escolas é vital. Ele pretende, até o final de sua gestão, interagir com gremistas das 312 unidades estaduais de Alagoas. As demandas apresentadas durante esses encontros têm recebido atenção: 78% já foram atendidas, e outras estão sob análise.

A secretária estadual de Educação, Roseane Vasconcelos, enfatizou os investimentos realizados pelo governo, destacando a construção de 57 novas escolas e a criação de três universidades estaduais. O Plano de Cargos e Salários foi atualizado duas vezes, reforçando o compromisso do governo com a melhoria da educação. Durante o encontro, estudantes puderam expressar suas necessidades, desde infraestrutura até reformas internas, ao que o governador respondeu com disposição para ouvir e atuar.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo