Participaram da visita representantes da Associação Paraíso das Ostras, Associação dos Ostreicultores, Sebrae Alagoas, Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Barra de São Miguel, além de empresários. O foco do encontro foi discutir os avanços já realizados e traçar planos para fortalecer ainda mais o potencial turístico local. Entre as melhorias destacadas estavam reformas nos restaurantes, construção de novas instalações, pintura de casas e jangadas, além de ações para fortalecer a governança local.
Para a secretária de Estado do Turismo de Alagoas, Bárbara Braga, o turismo comunitário tem sido transformador, trazendo não só desenvolvimento econômico, mas também impacto social positivo. “Hoje, além de ser reconhecida entre as 101 melhores experiências do Brasil, a Reserva Palateia está sendo promovida também como um destino de luxo. Esta parceria público-privada é uma prova de como o turismo bem estruturado pode mudar a realidade de uma comunidade”, afirmou.
A Reserva Palateia faz parte de um seleto grupo de atrações incluídas no Projeto Feel Brasil, uma iniciativa conjunta da Embratur e do Sebrae que busca valorizar destinos autênticos em todo o país. No total, o projeto abrange 101 vivências em 61 municípios, destacando as riquezas culturais e naturais de cada região. Alagoas, com quatro atrativos mencionados, continua se consolidando como um destino turístico de destaque, incentivando um modelo de turismo que prioriza o envolvimento local e a sustentabilidade.