O Regime de Colaboração prevê formações de professores, disponibilização de material didático e concessão de bolsas para articuladores educativos, demonstrando uma estratégia robusta e colaborativa. Especificamente, cinco escolas alagoanas se destacaram entre as 21 instituições da região Nordeste que alcançaram a nota máxima no IDEB. Entre essas escolas estão a Escola Dr. José de Medeiros Sarmento em União dos Palmares e outras em Coruripe e Teotônio Vilela.
A secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, enfatizou a dedicação do governo estadual em promover uma educação de qualidade, salientando que o apoio às secretarias municipais é fundamental para alcançar resultados tão expressivos. Ela atribui esse sucesso ao compromisso do governador Paulo Dantas com o futuro da educação alagoana.
Petrúcio Wanderley, secretário de educação de União dos Palmares, destacou a importância da parceria entre Estado e Municípios, e o apoio recebido pelo Programa Escola 10. Ele apontou que material didático como a Coleção “Veredas e Entrelaços” foi essencial para os avanços pedagógicos locais. Wanderley reafirmou que a educação é uma missão coletiva que requer união e planejamento conjunto para ser efetiva.
O Programa Escola 10 emprega profissionais como bolsistas para fortalecer as secretarias municipais e as escolas. Em 2023, foram distribuídas 1.300 vagas entre os municípios alagoanos, com bolsas mensais de R$ 1.500 para os articuladores, fomentando a capacitação contínua dos educadores.
Aparecida Ambrosio, uma das articuladoras do programa, explicou que suas responsabilidades incluem participar de trilhas formativas e repassar essas práticas inovadoras para os professores de sua região. Joelma Monteiro, também articuladora, mencionou a adoção de estratégias como a busca ativa para combater a evasão escolar, através do monitoramento e comunicação direta com as famílias dos alunos.
O diretor da Escola Municipal Dr. José de Medeiros Sarmento, Ediberto Lopes, e a professora Elizabete Dias, detalharam a importância de um diálogo constante entre escola e família, enfatizando que a participação ativa dos pais nas atividades escolares foi crucial para alcançar os resultados positivos. Eles também destacaram estratégias específicas como reforços no contraturno e gincanas educativas para manter os alunos engajados e preparados para as avaliações do IDEB.
Com esses esforços concentrados e integrados, Alagoas demonstra que um trabalho coletivo e bem planejado pode transformar radicalmente a educação e proporcionar um futuro promissor para seus estudantes.