ALAGOAS – Parceria Governo-Municípios de Alagoas Eleva Escolas à Nota 10 no IDEB

No dia 14 de setembro de 2024, às 06:50, uma notícia trouxe destaque para o panorama educacional brasileiro, especialmente em Alagoas, onde se celebra uma parceria eficaz entre o Governo estadual e os municípios que resultou em um desempenho de excelência no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Graças ao Regime de Colaboração, implementado através do Programa Escola 10, diversas iniciativas foram postas em prática para impulsionar a qualidade da educação no estado.

O Regime de Colaboração prevê formações de professores, disponibilização de material didático e concessão de bolsas para articuladores educativos, demonstrando uma estratégia robusta e colaborativa. Especificamente, cinco escolas alagoanas se destacaram entre as 21 instituições da região Nordeste que alcançaram a nota máxima no IDEB. Entre essas escolas estão a Escola Dr. José de Medeiros Sarmento em União dos Palmares e outras em Coruripe e Teotônio Vilela.

A secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, enfatizou a dedicação do governo estadual em promover uma educação de qualidade, salientando que o apoio às secretarias municipais é fundamental para alcançar resultados tão expressivos. Ela atribui esse sucesso ao compromisso do governador Paulo Dantas com o futuro da educação alagoana.

Petrúcio Wanderley, secretário de educação de União dos Palmares, destacou a importância da parceria entre Estado e Municípios, e o apoio recebido pelo Programa Escola 10. Ele apontou que material didático como a Coleção “Veredas e Entrelaços” foi essencial para os avanços pedagógicos locais. Wanderley reafirmou que a educação é uma missão coletiva que requer união e planejamento conjunto para ser efetiva.

O Programa Escola 10 emprega profissionais como bolsistas para fortalecer as secretarias municipais e as escolas. Em 2023, foram distribuídas 1.300 vagas entre os municípios alagoanos, com bolsas mensais de R$ 1.500 para os articuladores, fomentando a capacitação contínua dos educadores.

Aparecida Ambrosio, uma das articuladoras do programa, explicou que suas responsabilidades incluem participar de trilhas formativas e repassar essas práticas inovadoras para os professores de sua região. Joelma Monteiro, também articuladora, mencionou a adoção de estratégias como a busca ativa para combater a evasão escolar, através do monitoramento e comunicação direta com as famílias dos alunos.

O diretor da Escola Municipal Dr. José de Medeiros Sarmento, Ediberto Lopes, e a professora Elizabete Dias, detalharam a importância de um diálogo constante entre escola e família, enfatizando que a participação ativa dos pais nas atividades escolares foi crucial para alcançar os resultados positivos. Eles também destacaram estratégias específicas como reforços no contraturno e gincanas educativas para manter os alunos engajados e preparados para as avaliações do IDEB.

Com esses esforços concentrados e integrados, Alagoas demonstra que um trabalho coletivo e bem planejado pode transformar radicalmente a educação e proporcionar um futuro promissor para seus estudantes.

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