De acordo com a plataforma JÁ! em Números, promovida pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), houve uma significativa alta na demanda por esses serviços no período entre julho de 2024 e julho de 2025. Essa crescente procura levou à adaptação dos processos de atendimento, com a criação de salas especializadas para pessoas com deficiências, como a exclusiva sala PcD na Central Já! do Maceió Shopping, inaugurada em março de 2024. Tal espaço visa tornar o atendimento mais acessível, acolhendo pessoas com autismo e outras deficiências de forma eficaz e humanizada.
A supervisora Jéssica Omena destaca a importância desse ambiente específico, apontando que, em pouco mais de um ano, foram realizados mais de 210 atendimentos personalizados, uma média de três atendimentos por dia. Isso inclui desde a utilização de recursos como abafadores de ruído a profissionais capacitados para assegurar conforto durante o processo.
Em relação à faixa etária dos atendidos, a maioria está na idade adulta economicamente ativa, refletindo uma busca constante por documentação essencial para emprego e mobilidade social. As Centrais Já! destacam-se ainda como uma solução integrada para serviços públicos, facilitando o acesso a mais de 300 serviços federais, estaduais e municipais em um único local.
Esses esforços têm rendido frutos, com mais de meio milhão de atendimentos registrados nas 11 unidades ao longo de um ano, demonstrando a eficácia do programa. A iniciativa não apenas melhora a prestação de serviços, mas também torna mais eficiente a gestão pública por meio de dados e análises detalhadas, contribuindo para decisões administrativas mais precisas e informadas.