ALAGOAS – “Pai realiza sonho de concluir os estudos aos 73 anos, incentivado pela filha e pelo programa Vem que dá Tempo”



No último dia 22 de setembro, uma história inspiradora chamou a atenção de muitas pessoas em Alagoas. José Eduardo dos Santos Filho, de 73 anos, realizou o sonho de concluir seus estudos, incentivado por sua filha Renatha. José Eduardo, morador de Flexeiras, teve que interromper seus estudos aos 14 anos para trabalhar no setor sucroalcooleiro. Porém, graças ao Programa Vem que dá Tempo e à Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), ele pôde retomar sua trajetória educacional.

Renatha de Carvalho Santos Morais, professora de língua portuguesa na Escola Estadual Padre Cabral, sempre recebeu o incentivo do pai para investir nos estudos. Ele queria para a filha aquilo que a vida lhe negou. Renatha relembra o apoio que recebeu de seu pai durante sua formação acadêmica, desde cursar o magistério até se formar em Letras. Com os netos, o mesmo sentimento se repete. O sucesso dos familiares é motivo de orgulho para José Eduardo.

Quando o Programa Vem que dá Tempo foi implantado na Escola Estadual Padre Cabral, Renatha viu a oportunidade de realizar o desejo de seu pai. O programa permite que jovens e adultos que interromperam seus estudos se submetam a uma prova para receber a certificação de conclusão do ensino fundamental. Além disso, se forem aprovados, recebem um benefício de R$ 500. Posteriormente, são convidados a dar continuidade aos estudos na EJA Modular da rede estadual.

José Eduardo foi da primeira turma do Vem que dá Tempo da escola e, em seguida, se matriculou na EJA Modular da Padre Cabral. Ele destaca que a experiência foi muito positiva e que sempre foi participativo nas atividades. A filha Renatha, que também foi sua professora no programa, ressalta a importância de retornar aos estudos na terceira idade, pois traz aprendizados e ajuda a tirar os idosos do sedentarismo.

Os diretores da Padre Cabral, Aléssia Pontes e Erisvaldo Pedrosa, destacam que José Eduardo era um aluno exemplar. Eles ressaltam que a EJA muda a vida do estudante, acrescentando conhecimento e elevando a autoestima. Aléssia aproveita para convidar todos que desejam retomar seus estudos a se matricularem na EJA da rede estadual.

A história de José Eduardo também serviu de inspiração para os mais jovens. Alunas de Renatha, Yris Beatriz do Nascimento e Thauane Vitória da Silva Santos, ambas de 14 anos, afirmam que ele é um exemplo de força de vontade e mostram que os estudos são fundamentais na vida.

Atualmente, a rede estadual de Alagoas conta com 293 unidades de ensino que oferecem a EJA. Os dados preliminares do Censo Escolar 2023 indicam que até maio deste ano, a rede estadual tinha 31.420 alunos matriculados na modalidade, sendo 1.928 na EJA fundamental e 29.492 na EJA médio. O Programa Vem que dá Tempo e a EJA Modular têm sido uma combinação de sucesso, com mais de 42 mil pessoas certificadas desde 2021.

Dirlene Monte, gerente Especial de Fortalecimento da Educação de Jovens e Adultos na Seduc, destaca que o programa tem promovido a certificação de conclusão do ensino fundamental para milhares de pessoas e que a EJA Modular é uma forma de continuidade dos estudos. Ela ressalta que a educação traz benefícios para a vida dos estudantes, além de elevar sua autoestima.

A história de José Eduardo dos Santos Filho é um exemplo de que nunca é tarde para voltar a estudar e buscar a realização de seus sonhos. Sua determinação e o apoio de sua filha Renatha são inspirações para todos que desejam retomar seus estudos e trilhar um caminho de conhecimento e crescimento pessoal.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo