ALAGOAS – Outubro Rosa: Hospital da Mulher realiza mais de 670 mamografias em campanha de conscientização.

No mês do Outubro Rosa, o Hospital da Mulher de Alagoas (HM) realizou um total de 678 exames de mamografia como parte da campanha de conscientização sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Essa iniciativa visa alertar as mulheres sobre a importância de realizar exames regularmente para detectar a doença em estágios iniciais, aumentando assim as chances de tratamento bem-sucedido.

O agendamento das consultas e exames no HM ocorre mediante encaminhamento médico pelo Sistema de Regulação (Sisreg) de qualquer município. Após marcar a consulta na unidade, a paciente deve comparecer ao hospital com um documento oficial, comprovante de residência e o Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

O câncer de mama é uma das doenças mais comuns entre as mulheres, sendo também a principal causa de morte por câncer no Brasil. Portanto, é de extrema importância que as mulheres se conscientizem sobre a necessidade de realizar exames regularmente para garantir um diagnóstico precoce e aumentar as chances de cura.

Durante a campanha do Outubro Rosa, o HM recebeu elogios de uma das pacientes, Maria Sônia dos Santos, que fez o exame de mamografia no hospital. Ela destacou a qualidade do atendimento e recomendou a unidade para todas as mulheres.

Segundo o Ministério da Saúde (MS), a mamografia é o exame indicado para rastrear o câncer de mama e garantir um diagnóstico precoce da doença, reduzindo assim a taxa de mortalidade. O exame é recomendado para mulheres entre 50 e 69 anos, mas aquelas com menos de 50 anos e consideradas de alto risco para a doença também podem realizar o exame com prescrição médica.

A tecnóloga em radiologia do HM, Maria Dilma da Silva, ressalta a importância do autoexame das mamas. Ela afirma que as mulheres devem se familiarizar com a aparência de suas mamas e realizar o autoexame regularmente em busca de possíveis nódulos. Mulheres com histórico familiar de câncer de mama devem iniciar os exames de mamografia a partir dos 35 anos.

Com essas ações e campanhas de conscientização, o HM busca contribuir para a redução da incidência e mortalidade pelo câncer de mama, promovendo a saúde e bem-estar das mulheres de Alagoas. O diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de sucesso no tratamento da doença, e a realização de mamografias regulares é essencial nesse processo.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo