Durante este mês, a campanha não apenas promove a conscientização, mas também ações concretas para facilitar o diagnóstico precoce. Mamografias serão disponibilizadas no Hospital da Mulher para todas as alagoanas, mediante encaminhamento médico. Essa iniciativa se estenderá também às mulheres privadas de liberdade, garantindo que todas tenham acesso aos exames necessários dentro do Sistema Prisional do estado.
Gustavo Pontes de Miranda, secretário de Estado da Saúde, destacou a importância do autocuidado e da informação na luta contra o câncer de mama. “Informação, autocuidado e apoio da rede de saúde são nossas maiores armas”, enfatizou, convidando as mulheres a participarem ativamente das ações e a disseminarem a mensagem da campanha.
Ele ainda sublinhou o compromisso do governo em ampliar o acesso aos exames de mamografia, reforçando o direito das mulheres a cuidarem da sua saúde com qualidade e dignidade. O Outubro Rosa se mostra, portanto, como um período essencial para reforçar a relevância do diagnóstico precoce, em um país onde o câncer de mama é uma das doenças que mais afetam as mulheres.