Apreensão de Equipamentos Sonoros em Maceió Intensifica Ação da Operação Na Base do Sossego
Em um esforço contínuo para combater a perturbação do sossego público, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), em parceria com o Comando de Policiamento da Região Metropolitana da Polícia Militar, apreendeu recentemente mais 23 equipamentos eletrônicos na capital alagoana. As apreensões ocorreram ao longo dos últimos três finais de semana, elevando o número total de dispositivos confiscados para 51.
A mais recente investida da operação, batizada de "Na Base do Sossego", se concentrou nos bairros Cidade Universitária, Benedito Bentes e Vergel do Lago. Entre os equipamentos apreendidos, a maioria foi recolhida de residências que utilizavam aparelhos de som com volumes abusivos, enquanto outros foram apreendidos em bares e veículos, conhecidos como "paredões".
Todo o material apreendido foi encaminhado para a custódia da Polícia Militar e, posteriormente, será entregue ao Fórum Desembargador Jairon Maia Fernandes, localizado no bairro do Barro Duro. De acordo com as orientações das 37ª e 41ª Promotorias de Justiça, os proprietários dos equipamentos foram intimados a participar de audiências preliminares no Juizado Especial da Capital. Nestas audiências, um juiz decidirá se os donos poderão reaver seus aparelhos.
As investigações e ações repressivas foram baseadas em denúncias recebidas através do canal 181, que possibilitaram às equipes das Bases Comunitárias de Segurança, do Programa Força Tarefa e do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) constatar e agir contra as irregularidades.
Capitão Alex Acioli, chefe de Articulação de Políticas de Prevenção da SSP, ressaltou a importância dessa operação. Segundo ele, a SSP vem intensificando as ações preventivas e de repressão qualificada no enfrentamento à perturbação do sossego. “Estamos aumentando o número de apreensões e realizando visitas aos endereços dos indivíduos perturbadores em Maceió. É crucial orientar os cidadãos sobre os impactos negativos dessa prática para a vida em sociedade”, afirmou o oficial.
Essas medidas são parte de uma estratégia abrangente da SSP para não apenas combater a perturbação do sossego, mas também para promover a conscientização da população acerca do respeito às normas de convivência. Conforme as operações seguem intensificadas, a expectativa é de que os índices de infrações diminuam, resultando em uma maior qualidade de vida para os moradores da região.
Em síntese, a operação Na Base do Sossego reforça o compromisso da SSP com a segurança e bem-estar dos cidadãos, ao mesmo tempo em que assegura que a lei seja respeitada e que aqueles que desrespeitam as normas de convivência possam ser devidamente responsabilizados.