O projeto é destacado pela disponibilização de serviços da Casa de Direitos, que inclui a emissão de mais de 20 tipos de documentos sem custo, além de orientação jurídica e ações para a garantia de direitos fundamentais. Também será oferecido tratamento voluntário para dependência química por meio da Rede Acolhe, contando com o suporte profissional de psicólogos e assistentes sociais.
As equipes da Seprev, formadas por psicólogos, assistentes sociais e técnicos, também promoverão palestras educativas em escolas estaduais, abordando temas como prevenção ao uso de drogas, bullying, gravidez na adolescência, além de questões relacionadas à saúde mental e direitos infanto-juvenis.
Em Água Branca, essas exposições ocorrerão nas escolas Domingos Moedas e Monsenhor Sebastião, enquanto em Arapiraca será a vez da Escola Estadual Professora Izaura Antônio de Lisboa. O secretário de Prevenção à Violência, Ricardo Dória, enfatiza a importância dessa ação como parte de uma estratégia do governo para levar serviços essenciais aos 102 municípios de Alagoas, promovendo cidadania e inclusão social a mais de 3 milhões de habitantes.
Dória destacou que o ônibus itinerante é uma ferramenta crucial para garantir que os moradores do interior do estado tenham acesso aos serviços que antes eram inacessíveis. “Nosso objetivo é reduzir desigualdades e proporcionar dignidade através de iniciativas que realmente impactam a vida do cidadão”, concluiu o secretário.