No último dia 30 de agosto, o Observatório Astronômico Genival Leite Lima (OAGLL), localizado no Cepa, no bairro do Farol, em Maceió, proporcionou uma aula prática de astronomia aberta para a comunidade em uma noite de superlua. O evento foi conduzido pelo pesquisador Adriano Aubert, um professor apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) que lidera o projeto de iniciação científica junior intitulado INICIA (Iniciação Científica em Astronomia).
Durante a aula, o professor disponibilizou alguns telescópios e abriu as portas do observatório para que as pessoas pudessem ter acesso aos conhecimentos e realizar a observação prática do fenômeno da superlua. De acordo com Adriano, a superlua acontece quando a lua gira em torno da Terra em uma órbita elíptica e se encontra em um ponto de máxima aproximação chamado perigeu.
A aula prática, além de proporcionar conhecimento sobre astronomia, é uma forma de divulgar o estudo dessa ciência e se relacionar com a sociedade. No entanto, o OAGLL suspenderá as visitações temporariamente para a realização de reformas. Após a conclusão das obras, a intenção é retomar as visitas abertas à comunidade três vezes por semana.
Adriano Aubert teve sua proposta aprovada na última edição do Programa de Bolsas de Iniciação Científica Junior do Governo de Alagoas, obtendo 10 bolsas para pesquisas que iniciaram em julho. Os estudos envolvem a análise de pinturas rupestres presentes em Alagoas em busca de referências à astronomia, a investigação do nível de aproximação da população com a astronomia básica e a análise de estrelas variáveis, que são estrelas que mudam de brilho.
O objetivo desses projetos é estimular e fortalecer a educação básica no estado, servindo como uma ponte para levar os estudantes à universidade. Além disso, espera-se que, ao final das bolsas do Pibic Jr., os alunos possam ter trabalhos publicados.
O Programa Mais Ciência, Mais Futuro é uma iniciativa do Governo de Alagoas que prevê investimentos de R$ 200 milhões em ciência, tecnologia e educação até 2026. O edital Pibic Jr. foi um dos primeiros investimentos desse programa, com um aporte inicial de R$ 33 milhões destinado a financiar projetos científicos, bolsas de pesquisa e infraestrutura para as universidades.
O evento no Observatório do Cepa proporcionou uma oportunidade única de apreciar a superlua e ao mesmo tempo aprender sobre astronomia de forma prática. A iniciativa do professor Adriano Aubert em promover essas aulas e pesquisas é de extrema importância para a divulgação científica e o avanço do conhecimento nessa área.







