Uma das alunas que utilizaram as ações do Vida Nova nas Grotas como inspiração para seu trabalho foi Marielle Gomes, do Centro Universitário Mário Jucá. Ela escolheu analisar as intervenções na Grota Belo Jardim e se sente orgulhosa em poder elaborar um trabalho acadêmico sobre a integração de ambientes proporcionada pelo programa. Marielle destacou que a grota agora parece se conectar às residências dos arredores, visualmente parecendo uma coisa só.
Outros dois trabalhos de conclusão de curso também foram desenvolvidos com base no programa. O engenheiro Pedro Caio, atual fiscal de obras da Setrand, escolheu analisar as ações do Vida Nova nas Grotas na Grota do Cigano, localizada no bairro Jacintinho. Ele observou aspectos como a migração desenfreada para a comunidade, suas consequências e a atuação técnica da Setrand em seu trabalho.
As intervenções do programa incluem a instalação de escadarias, meio-fios, corrimãos, canaletas, muros de contenção, passeios e drenagem nas comunidades mais vulneráveis de Alagoas. Essas ações fazem parte de um conjunto de políticas públicas do Governo do Estado voltadas para a melhoria da mobilidade urbana.
O secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, ressaltou a importância do programa em trazer mais dignidade para a população das regiões vulneráveis. Ele também destacou o interesse dos estudantes em desenvolver trabalhos inspirados no programa, afirmando que é gratificante saber que o trabalho realizado pela Setrand tem levado dignidade a tantas pessoas.
O Vida Nova nas Grotas é reconhecido internacionalmente e o fato de servir como objeto de estudo para os alunos de Engenharia Civil é motivo de orgulho para o secretário, que é engenheiro civil.
O sucesso do programa tem sido reconhecido ao longo dos anos e já recebeu diversas premiações internacionais pelos serviços estruturantes prestados à população das grotas de Maceió. O Vida Nova nas Grotas tem proporcionado melhorias significativas na qualidade de vida das comunidades atendidas.